27 de novembro de 2014

Contação de histórias anima público na Praça Coronel João Vaz, em Campo Alegre de Goiás

Escrito por: Natália Manfrin (Assessora de Comunicação/Sefac)

Sefac 1
Mais de 800 crianças assistiram às apresentações durante o Projeto ‘Leitura na Praça’

A Biblioteca Municipal Professora Benedita Lisboa de Castro, de Campo Alegre de Goiás, realizou, na Praça Coronel João Vaz, a atividade “Leitura na Praça”, durante as duas últimas semanas. O projeto pretende estimular o hábito da leitura por meio de atividades lúdicas, como a contação de histórias.

Idealizado pela bibliotecária Carolina Santin Calçadas (36 anos) com o propósito de incentivar a frequência à Biblioteca Municipal e criar uma rede de contadores de história, Carolina resolveu mobilizar a comunidade e as escolas municipais para que conhecessem o acervo da biblioteca, desse modo, tornando-a um espaço vivo e dinâmico.  “Formar uma rede de contadores de histórias é uma das ações que estimulam a leitura. A realização do projeto só foi possível porque teve o apoio das pessoas que trabalham aqui e dos voluntários da comunidade”, disse.

Mais de 800 alunos das escolas municipais que participaram do “Leitura na Praça” mantiveram seus olhares atentos a cada detalhe. A imaginação era provocada nas crianças e entre risadas e sustos ansiavam por descobrir o final da história.

A aluna Cidele Lima Costa, de 7 anos, entusiasmada com as histórias, disse ter gostado de visitar a biblioteca e “fiquei torcendo para a ratinha se casar”. O aluno Mário Augusto Silva Rabelo, de 9 anos, também gostou da atividade na praça e comentou que “a história sobre o amuleto foi interessante, faz a gente pensar o quanto é importante dar valor a nossas atitudes”.

“A experiência foi muito gratificante. Ver o sorriso e o olhinho brilhando das crianças a cada história contada nos estimula a continuar e a desenvolver outros projetos” comentou Carolina.

Dentre as atividades, houve a conversa com o biólogo Daniel Simões, do Programa de Educação Ambiental da Serra do Facão Energia S.A. (Sefac), sobre lixo e reuso de material reciclável. Os alunos se impressionaram ao ver uma sacola confeccionada com tecido feito a partir de garrafas pet. A cartilha ‘Lixo’, produzida pela Sefac foi entregue no final do encontro.