23 de agosto de 2017

Com fechamento de 37 zonas eleitorais, quatro municípios passam a compor a 8ª Zona Eleitoral sediada em Catalão

“Sede da Justiça Eleitoral em Catalão Goiás” (Foto: Arquivo/Blog do Badiinho)

Com fechamento de 37 zonas eleitorais em Goiás, os municípios de Cumari e Goiandira, que antes compunham a 52ª Zona Eleitoral e os municípios de Goiandira e Nova Aurora, antes componentes da 37ª zona, passam a compor a 8ª Zona Eleitoral, cuja a sede fica em Catalão.

O Cartório Eleitoral de Catalão, que antes representava apenas quatro municípios, agora passa a ter oito sob sua responsabilidade com a chegada das outras duas outras zonas eleitorais.  Além de Catalão, Ouvidor, Três Ranchos e Davinópolis, os municípios de Goiandira, Nova Aurora, Anhanguera e Cumari, passaram a fazer parte da 8ª zona.  

Na 37ª Zona Eleitoral (Goiandira e Nova Aurora) são 6.429 eleitores. Já na 52ª Zona Eleitoral (Cumari e Anhanguera) são 3.454 eleitores.

Segundo o Técnico Judiciário do Cartório de Eleitoral Catalão, Marco André de Ávila Oliveira, de 80.663 eleitores, a 8ª Zona Eleitoral passa a ter agora é 90.546 eleitores com a chegada dos quatro municípios.

 

Entenda sobre o fechamento das 37 zonas eleitorais em Goiás

Trinta e sete zonas eleitorais de Goiás foram extintas no último dia 15 de agosto pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. Segundo a matéria veiculada pelo Jornal O Popular, a redução é uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo informações do TRE, o cenário inicial apontava 71 zonas eleitorais em risco de extinção, mas após a realização de estudos foi proposta a extinção de 37.

Conforme o TSE, elas devem ser transformadas em postos de atendimentos temporários, vinculados às zonas eleitorais às quais serão integradas, com vigência até 19 de dezembro de 2018, destinados ao atendimento ao eleitor e ao apoio logístico às Eleições de 2018.

Ainda de acordo com o TRE, conforme o plano de ação, foi estipulado o prazo de 75 dias para apresentação dos estudos e mais 60 dias para proceder à efetiva extinção e remanejamento. O primeiro expirou-se no dia 18 e o segundo expira no dia 17 de outubro.

Relatorio Grupo Rezonamento _ PLENO-3

Escrito por: Badiinho Filho/Com informações do Jornal O Popular

Fotos: Reprodução