3 de fevereiro de 2017

Com a participação do prefeito Adib Elias, primeira sessão ordinária é realizada pelos vereadores de Catalão

Escrito por: Badiinho Filho 

Fotos: Badiinho Moisés Filho 

“Operador técnico João Antônio, presidente da Câmara, Deusmar Barbosa (PMDB), prefeito Adib Elias (PMDB), Procurado Jurídico de Catalão, advogado Leonardo Rocha e o 1º secretário, vereador Helson Barbosa (PMDB)”

Na tarde de ontem, quinta-feira, 02, os vereadores de Catalão realizaram a primeira sessão ordinária do ano, que contou com a presença dos 17 vereadores e do prefeito da cidade, Adib Elias (PMDB), que estava acompanhado do Procurador jurídico do município, o advogado Leonardo Rocha.

A sessão que contou apenas com a deliberação de Projetos de Leis e leitura de requerimentos demorou mais de quatro horas. Dentre os requerimentos apresentados, dois deles se destacaram, sendo um que pede abertura de Comissão Provisória de Investigação (CPI) no Clube Recreativo e Atlético Catalano (Crac), apesentado pelo vereador Rodrigão (SD) e o outro, apresentado pelo vereador Sousa Filho (PSD), pede abertura de Comissão Provisória de Investigação (CPI), para apurar distribuição de lotes nos últimos 16 anos em Catalão pelo poder público municipal. Todas as duas foram aprovadas por unanimidade.

No total foram 10 projetos deliberados pelos parlamentares, os quais se destacaram o Projeto de Lei 13/17 de autoria do Prefeito Municipal, que autoriza a Superintendência Municipal de Água e Esgoto de Catalão (SAE), a ressarcir despesas efetuadas pelo município de Catalão com o sistema de abastecimento de água. Explicando mais claramente, tirando as responsabilidades das contrações de dívidas financeiras feitas no nome da prefeitura para a SAE e as repassando par o órgão.

Outro de destaque foi o Projeto de Lei 08/17 de autoria do vereador Jair Humberto (PROS), que proíbe a prefeitura de Catalão de usar recursos financeiros direto ou indiretamente para comprar fogos de artifícios.

Apresentado pelo vereador de oposição, Arcilon Sousa Filho (PSD), o Projeto de Lei 09/17 de sua autoria, dispõe sobre o controle da frota de veículos a serviço do município de Catalão. O parlamentar pede que todos os veículos locados pelo município sejam identificados.

Participação de Adib Elias na primeira sessão

“Prefeito Adib Elias (PMDB) durante sua fala na primeira sessão ordinária da Câmara de Catalão”

Em seu discurso, Adib Elias (PMDB) disse que irá respeitar a casa de leis, mandando o máximo possível, todos os projetos para que passe em todas as comissões e possam ser discutidos e debatidos com cada vereador (a).

Por quase 1 hora  Adib destacou muitas dificuldades deixadas pela gestão anterior. Entre os destaques, estão o emplacamento de seis automóveis adquiridos no final do ano passado, os quais pagaram R$ 300 reais mais caros no emplacamentos para terem no final na placa o número 45. Prefeito Adib disse ainda que a dívida do município beira aos R$ 120 milhões.

 Adib, afirmou que o segundo encontro na tarde de ontem, quinta-feira (02) após a sua participação na sessão, seria um encontro com empresários da construção civil para a construção de 500 casas populares nos lotes doados pela prefeitura de Catalão. A empresa interessada em investir no setor imobiliário seria a Copermil.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Catalão (SindiCatalã), Fernando Gomes dos Reis, que estava acompanhado da Professora Bete na sessão, estenderam uma faixa com os dizeres: “Nunca haverá serviço público de qualidade sem a valorização do servidor!”

Durante a sessão, ouve troca de farpas entre o prefeito Adib Elias (PMDB), presidente da Câmara, Deusmar Barbosa (PMDB) e os sindicalistas.

“Presidente do SindiCatalão, Fernandinho ao lado da professora Bete, também diretora do sindicato no momento em que faixa é estendida”

Vereadores da situação disseram não entender o porquê do presidente do SindiCatalão em defender somente agora os interesses dos servidores municipais, sendo que nos 4 anos anteriores ele jamais participaram de uma sessão, muito menos saíram em defesa dos servidores quando os mesmo ficaram sem receber o 13º salário e parte sem receber o salário do mês de dezembro. Já os vereadores de oposição, como Marcelo Mendonça (REDE) e Sousa Filho (PSD), condenaram a atitude como desrespeito ao ser humano o ato do prefeito com os sindicalistas.

“A importância foi demostrar através da minha pessoa, o respeito, a respeitabilidade que eu quero ter com a Câmara. Em segundo lugar, foi exatamente demostrar que eu sou bom de discussão, sou bom de debate, e demostrei para eles aqui, uma série de coisas, chamando aqueles que ainda tem intenção de ser oposição, a ir na prefeitura, e a verificar a forma que nós recebemos a prefeitura de Catalão. Então esse bom debate, essa boa discussão vai ser salutar, profícua e importante durante os quatro anos”, disse Adib Elias (PMDB) ao conceder entrevista assim que terminou sua participação na primeira sessão da Câmara de Catalão.

A sessão contou com a aprovação apenas de um projeto, o que designa os membros das Comissões Permanentes da Câmara Municipal. Os outros nove projetos serão votados na próxima sessão, marcada para terça-feira (07).