5 de junho de 2018

Catalão: vazamento de gás de cozinha provoca princípio de incêndio em residência e por pouco não acaba em tragédia

Incêndio no gás de cozinha foi iniciado devido ao aquecimento da válvula de alívio ter se rompido, liberando gás e provocando as chamas. (Foto: Corpo de Bombeiros). 

Na tarde de hoje, terça-feira, 05, o Corpo de Bombeiros de Catalão foi acionado para atender uma ocorrência de incêndio em residência, na Rua 20, no Setor Universitário. Ao chegarem ao local, os militares se depararam com um Gás GLP em chamas, na área externa da residência.

Segundo informações prestadas pelos próprios Bombeiros, o incêndio no gás de cozinha foi inciado devido ao aquecimento da válvula de alívio ter se rompido, liberando gás e provocando as chamas que chegaram a atingir a madeira do telhado da área de serviço da casa.

A mulher que estava na casa teve que ser atendida e amparada pela equipe do Corpo de Bombeiros, por decorrência de uma forte crise nervosa, porém, ela não quis ser conduzida pela equipe para uma unidade hospitalar.

Foto: Corpo de Bombeiros/Reprodução
Foto: Corpo de Bombeiros/Reprodução
Foto: Corpo de Bombeiros/Reprodução

Confira dez dicas e cuidados sobre segurança com botijões de gás:

1- A marca da distribuidora, a certificação do INMETRO e o prazo de validade devem estar especificados no corpo do botijão de gás, em seu regulador de pressão e sua mangueira.

2- Recuse botijões sem o lacre da distribuidora na válvula, muito amassados, enferrujados e com as alças soltas.

3- Não faça extensões na mangueira de gás, juntando várias delas.

4- O botijão deve permanecer sempre na posição vertical, nunca deitado.

5- Não armazene o botijão de gás em lugares fechados (como armários de cozinha), preferindo armazená-lo do lado de fora da cozinha em local arejado, coberto e protegido das intempéries.

6- Jamais passe a mangueira por trás do fogão. Se for necessário alterar a posição de entrada de gás, chame profissionais credenciados pelo fabricante do fogão.

7- Armazene o botijão a uma distância mínima de 1,50m de tomadas, interruptores, instalações elétricas, ralos ou grelhas de escoamento de água.

8- Feche o registro de gás sempre que não estiver usando o fogão.

9- Em caso de suspeita de vazamento de gás feche o registro de gás, não acione interruptores de eletricidade, alerte e afaste as pessoas do local, abra portas e janelas, não acenda fósforos ou isqueiros e retire o botijão para um local aberto, ventilado e longe de fonte de ignição.

10- Com fogo, retire as pessoas do local e ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros pelo 193. Se possível, utilize extintor de incêndio de pó químico seco para apagar as chamas.

Escrito por: Badiinho Filho 

Fotos: Corpo de Bombeiros/Reprodução