16 de novembro de 2018

Catalão teve crescente considerável no número de pessoas que tiveram dengue, 24% a mais que no ano passado; Goiás já registrou mais de 93 mil casos

Foto: Reprodução

A preocupação em Catalão é com relação aos casos de dengue, isso porque a quantidade de mosquito aumentou bastante, principalmente por decorrência de criadouros em lotes baldios, construções abandonas e até em quintais residências, onde as larvas se proliferam em pneus,  garrafas, latas, vasilhas e até em sacos plásticos descartados  nestes locais.

Nós necessitamos e muito da ajuda da população neste período chuvoso, pois quando começa a vir as chuvas constantes e intercalando com o sol, começa a surgir os casos de dengue, aumenta o índice de infestação na cidade, é quando começa a surgir também os casos de pessoas contaminadas com Dengue, Zika e a Chikungunya, e nós precisamos e muito da ajuda da população para vencermos essa luta”, disse o chefe de endemias, Giovane Franco. 

Segundo reportagem da TV Anhanguera, do início do ano até agora, já foram notificados 364 casos de dengue em Catalão, contra 278 casos no mesmo período do ano passado, ou seja, um crescimento de 24% no número de pessoas doentes esse ano aqui em Catalão. Em setembro deste ano, a Vigilância Epidemiológica  confirmou a morte de uma mulher de 61 anos de idade

O alerta é para que as pessoas cuidem do quintal, não deixando água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas, latas e sacos plásticos, tampem as caixas d’água e cubram as piscinas. Para as pessoas que tiverem casas, lotes e construções abandonadas próximas de suas residências, que façam denúncias aos órgãos de fiscalização do Poder Público Municipal.  

Goiás já registrou mais de 93 mil casos

Matéria do Jornal da Record na edição de ontem, quinta-feira (15), revelou que de janeiro até agora, Goiás registrou mais de 93 mil casos de dengue, sendo 22% a mais do que o mesmo período do ano passado. A preocupação maior, é que Goiás predomina o vírus tipo 2, que é mais violento ainda, revelando que cerca de 60 pessoas já morreram no Estado ao contraírem a dengue tipo 2. 

É um vírus, que por onde ele passou, por ele causou epimedieias, as consequências foram muito graves, com muitos óbitos e com muitos casos em em crianças”, disse Flúvia Amorim, Superintendente da Vigilância em Saúde de Goiás. 

No Brasil foram notificados mais de 220 mil casos de dengue, e Goiás é disparado e Estado mais afetado, por grupo de 100 mil habitantes, 1.025 foram registrados, atrás está o Rio Grande do Norte com 624, Acre com 420 casos por 100 mil habitantes, sendo que 98% dos casos, os focos da dengue estão dentro das próprias casas. 

Escrito por: Badiinho Filho