Velomar Rios recebeu as autoridades estaduais e discutiu parcerias para ampliar a inclusão digital, qualificação profissional e modernização da gestão pública no município
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, e o assessor especial da vice-governadoria, Orioval Júnior, estiveram em Catalão na última terça-feira (11/06), onde se reuniram com o prefeito Velomar Rios para apresentar projetos e buscar parcerias estratégicas voltadas ao avanço tecnológico do município.
Durante o encontro, José Frederico detalhou programas da Secretaria Estadual de Ciências e Tecnologias e Inovação de Goiás que podem ser implantados em Catalão, como o Start – que leva aulas de robótica a crianças e jovens de 8 a 20 anos –, as Escolas do Futuro de Goiás (EFG), que oferecem cursos técnicos voltados à tecnologia e inovação, e o Prefeitura Sem Papel, que visa digitalizar e dar mais agilidade aos processos administrativos municipais.
“Nossa missão é promover o acesso à tecnologia e à inovação em todos os cantos de Goiás, principalmente no interior. Catalão tem grande potencial e estamos aqui para fortalecer essa parceria com o município”, afirmou José Frederico.
Já Orioval Júnior destacou a importância da aproximação entre governo estadual e prefeituras para promover inclusão e desenvolvimento. “O interior goiano precisa estar integrado às políticas públicas de tecnologia. Essa visita representa o compromisso do governo com Catalão e com toda a região”, pontuou.
Após a reunião, os representantes do governo participaram da cerimônia de formatura de 31 idosos do programa Cidadão Tech 60+, realizado em parceria com a prefeitura. A iniciativa visa promover a inclusão digital da terceira idade por meio de cursos básicos de tecnologia. Ao final do curso, cada aluno recebe um celular para colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
O prefeito Velomar Rios elogiou a atuação da Secti e reforçou o interesse em ampliar os projetos no município. “Fico muito satisfeito em ver o impacto do Cidadão Tech, que além de digitalizar os idosos, ainda contribui com a segurança, ajudando a evitar golpes virtuais. Queremos ampliar essas parcerias para transformar Catalão em uma cidade cada vez mais conectada e moderna”, afirmou.