26 de dezembro de 2019

CATALÃO NAS LEMBRANÇAS: O LEGADO DE REALIZAÇÕES POSITIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DEIXADO NA REGIÃO POR EURÍPIDES PEREIRA “ORIPÃO”

Eurípedes Peireira Ferreira. Foto: Reprodução

A Academia Catalana de Letras ressalta que, Eurípedes Pereira Ferreira, o popular “Oripão” de Três Ranchos, deixou algumas realizações muito positivas para o desenvolvimento econômico e social da região.  Primeiro, coordenou com maestria a implantação do complexo turístico Lago Azul, quando era prefeito de Três Ranchos. Depois, como deputado estadual, criou a Casa de Apoio de Catalão, em Goiânia, para hospedagem de doentes necessitados de tratamento.  Por fim, quando prefeito de Catalão, promoveu pesados investimentos em infraestrutura necessários para instalação da empresa Mitsubishi no município.

Eurípedes nasceu em Três Ranchos em agosto de 1943 e casou-se com Janete Coelho, de família tradicional, com quem teve um casal de filhos. Tornou-se líder político, juntamente com sua esposa, tendo sido ambos prefeitos de Três Ranchos.  No início da década de 1980, com a construção da Usina Hidrelétrica de Emborcação, Eurípedes comandou a transformação daquele município em um pólo turístico nacional.  Amante dos esportes náuticos, incentivou a abertura de hotéis, guarda-barcos, restaurantes, clubes e centenas de casas na orla do lago em novos loteamentos.  Aquela cidade experimentou o auge desenvolvimentista quando Eurípedes foi prefeito de 1989 a 1992.

Ao ser eleito deputado estadual, em 1994, os seus objetivos e preocupações se alargaram. Morando em Goiânia, vivenciou a grande demanda regional por atendimento de saúde na capital.  Chegou, inclusive, a hospedar vários doentes em sua própria casa no bairro Jaó. Foi quando criou a Casa de Apoio de Catalão, para hospedagem dos necessitados.  Acabou sendo visto como benfeitor da população, sobretudo dos mais carentes.  Encaminhava dezenas de enfermos toda semana em Goiânia, principalmente de câncer, arcando com todas as despesas. Alugou uma casa de frente ao Hospital Araújo Jorge, para facilitar o trânsito hospitalar. A iniciativa deu tão certo que, outros municípios a copiaram e os demais prefeitos de Catalão fizeram questão de manter uma casa de apoio na capital. 

Tendo sido eleito prefeito de Catalão, em 1996, não poupou esforços no sentido de dotar o distrito industrial da cidade, com a infraestrutura necessária para implantação da Mitsubishi.  A vinda da empresa já estava anteriormente acertada, desde as viagens de Haley Margon ao Japão.  Mas, a sua instalação dependia de investimentos municipais e o prefeito Eurípedes soube atender a demanda, driblando até mesmo o orçamento do município. 

Em agosto de 1998, Eurípedes foi assassinado em pleno exercício do mandato.  Hoje, depois de 21 anos, o crime prescreveu.  Mas, as suas realizações continuam merecendo destaque. 

 

Escrito por: Luís Estevam – Presidente da Academia Catalão de Letras (ACL).