11 de novembro de 2014

Catalano Raphael Mesquita conquista pela segunda vez o Desafio Internacional de Ciclismo

Escrito por: Portal G1

Raphael Mesquita conquista a 11ª edição da prova, que contou com a participação de atletas de vários países. Orlando Alves, de São Paulo, termina em segundo lugar.

Rafael Mesquita
“Raphael Mesquita é o campeão da 11ª edição do Desafio Internacional (Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com)”

A 11ª edição do Desafio Internacional de Ciclismo tem o seu campeão: Raphael Mesquita, de Catalão-GO, venceu pelo segundo ano consecutivo a prova, que contou com a participação de 50 atletas vindos de vários países. Foram 230km de percurso, completado por Raphael em 7h20 de pedalada. O paulista Orlando Alves foi o segundo colocado. Após ter liderado boa parte da corrida, ele viu o oponente cruzar a linha de chegada por diferença de milésimos de segundo.

– Não foi nada fácil, o pelotão esse ano estava maior, com atletas que se prepararam mais para essa prova. Com o decorrer dos anos, os atletas vão se especializando, como eu estou também me especializando nesse tipo de prova. Pedalar 200km não é fácil, então vencer uma prova como essa é algo que te deixa realizado. Não dá para descrever o que é ganhar, acho que a ficha só vai cair quando eu deitar a cabeça no travesseiro – disse Raphael. 

Aos 28 anos, o goiano compete há dez e conta sobre as barreiras que precisou passar para se tornar um campeão. Ele diz ainda sonhar em um dia poder competir como profissional.

– Eu trabalho em uma loja de bicicletas, e te digo que não é fácil ser um profissional atleta, porque quando você é um atleta profissional no final do mês você tem dinheiro na conta… Felizmente, a gente batalha nas provas para ver se tem um retorno financeiro, mas também dinheiro não é tudo, eu participo das provas porque eu amo o que faço. Se não tivesse um real de premiação eu viria pelo desafio.

Ao contrário de Raphael, essa é a primeira vez que Orlando Alves disputa o Desafio Internacional de Ciclismo. E ele teve ótimo desempenho, liderou a prova durante boa parte do percurso, mas precisou encarar um adversário complicado: o vento.

– Foi uma prova muito dura, eu tive que usar a cabeça. Cheguei a andar sozinho durante os 200km, aí, no final, o pelotão se aproximou, aí a gente ficou revezando, na chegada acabei perdendo por milésimos de segundo. O clima aqui é diferente, é muito calor e isso acaba cansando muito mais do que em São Paulo. Enfrentar o vento forte foi um grande desafio – contou. 

Rafael II
“Raphael Mesquita, de Catalão-GO, venceu pelo segundo ano consecutivo a prova”

Roteiro

A prova começou em Arapiraca e passou por dez municípios alagoanos, tendo como chegada a bela orla de Pajuçara, em Maceió. Após quase oito horas de percurso, os primeiros atletas cruzaram a linha de chegada visivelmente cansados, alguns inclusive tiveram que ser atendidos, outros recorreram a um banho gelado e massagem. Mas, ao final, todos estavam felizes por terem completado o desafio.

Pódio

O pódio foi composto pelos cinco primeiros colocados da prova. Além de Raphael e Orlando, quem se deu bem foi Charles Silva (PB), terceiro colocado, Thiago Bento (PE), quarto, e Josef Benetseder (Áustria), quinto.