20 de fevereiro de 2013

Casa de Recuperação Bem Viver realiza curso de capacitacão conselheiro terapêutico

O 1º módulo do 2º Curso de Conselheiro terapêutico de Catalão,  está sendo realizado no salão da AABB de Catalão. É mais uma demonstração do admirável trabalho social feito pela Casa de Recuperação Bem Viver, unidade de atendimento a dependentes químicos e alcoólatras em modelo de tratamento em ambiente protegido sendo a pioneira em Catalão e região. Organizado por Yuri Ribeiro, coordenador terapêutico da Casa de Recuperação Bem Viver, é destinado à capacitação no atendimento do dependente químico e alcoólatra e tem um corpo de palestrantes bastante diversificado a fim de que os participantes tenham uma visão mais globalizada possível sobre a dependência de drogas e assuntos concernentes. Os profissionais envolvidos são, além de alguns funcionários da Bem Viver, doutores em dependência química, tais como o renomado psiquiatra Dr. Augusto Cesar Fonseca Netto, os advogados paulistas especializados em direito medico  Dr. Silvio Macedo e Dr. Carlos Cury da Federação Brasileira das Organizações de Atendimento a Dependência Química (FEBRADEQ), o delegado de Polícia Civil Dr. Vinicius Castro Penna, o policial federal Jacob Metsavaht, o presidente da instituição Juliano Gonçalves Martins, os coordenadores Cidelis Antonio Gonçalves, Flávio Ribeiro e Yuri Ribeiro, as psicólogas Dra. Nathalia Coutinho e Dra. Mayara Lemes Cardoso que são especialistas em dependência química, as diretoras da unidade feminina Stefany Dias Paranhos que é Enfermeira e especialista e Dependência Química e Danielle Ferreira Martins formada em pedagogia e especialista em Dependência Química, o líder religioso Pr. Ricardo, o Amor Exigente de Goiânia, entre outros profissionais da área que estão engrandecendo este excelente evento.

O intuito do mesmo é o de capacitar os funcionários e colaboradores das várias instituições terapêuticas que atualmente estão funcionando no sudeste goiano. Até então o grande número de pessoas  que estão trabalhando nesta área, a da dependência química, a maioria dependentes em recuperação que já passaram pelo processo de tratamento no modelo de internação, não eram devidamente preparados no sentido de cursos de capacitação, os quais há muito já são disponíveis em outros estados do país, mas que nem sempre eram acessíveis aos recuperando que fazem parte do quadro de funcionários e da equipe terapêutica destas instituições. Além disso, aumentar o índice de abstinência daqueles pacientes em etapa final de tratamento que também estão fazendo o curso a fim de aumentar seu conhecimento e conscientização sobre a dependência química, hoje reconhecidamente uma doença crônica, progressiva e fatal se não for detida. Aqui vale lembrar que esta doença mata anualmente (isso entra ano, sai ano e há décadas) mais do que todas as guerras e batalhas de toda a História da humanidade, incluindo as duas Grandes. O projeto visa também a Reinserção Social desses pacientes, etapa esta a mais importante de todas, às vezes constituindo uma complicada transição de um ambiente protegido para uma sociedade onde verdadeiramente começará a recuperação de escolhas e de aplicação de todos os princípios aprendidos durante o período que passou dentro da comunidade.

O sucesso do primeiro evento foi a maior motivação para a realização deste segundo, cujos padrões pouco diferem, graças aos profissionais que novamente nos apoiaram em mais esta edição do curso para a capacitação no atendimento do dependente químico.