8 de maio de 2013

Câmara de Catalão aprova Projeto da Suplementação Orçamentária

Oposição tentou boicotar, mas vereadores aprovam Projeto da Suplementação Orçamentária.

Plenário, moradores acompanharam a sessão

Foi realizada na tarde desta terça-feira a 16ª sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores. Em segunda e última votação, em caráter de urgência, foi aprovado o projeto da suplementação orçamentária, ampliando de 10% para 70% a mobilidade do Executivo Municipal, que possibilita a retirada de recursos de uma dotação orçamentaria para colocar em outra. Foi aprovado, ainda, o repasse de R$ 2,3 milhões para a SAE e o patrocínio de R$ 8.890 para o tri-atleta catalano Simon Leonel.

Na ocasião, apenas dez dos 17 parlamentares estiveram presentes, incluindo Daniel do Floresta e Leonardo Bueno, ambos do PMDB. A tentativa dos oposicionistas de boicotar a sessão por falta de coro contribuiu para aprovação unânime de todos os projetos em pauta que obteve a maioria dos vereadores da situação.

O Regimento Interno da Câmara possibilitou o vereador João Antônio (PSDB) presidir a sessão. O tucano criticou a atitude da bancada oposicionista e parabenizou os vereadores do PMDB pela ousadia em comparecerem e votarem a favor dos projetos. “Foi um tiro no pé que os vereadores do PMDB fizeram. Fico insatisfeito pelo descaso que eles têm tratado a população que os nomeou para representarem o povo. É uma postura totalmente contrária com bom senso em ajudar e contribuir para os projetos em prol do desenvolvimento de Catalão. Daniel do Floresta e Leonardo Bueno têm o nosso respeito por terem comparecido. Honraram todos os votos que receberam”, elogiou João Antônio.

Leonardo Bueno ressaltou que não mediu esforços para comparecer à sessão, mesmo estando em recuperação de uma cirurgia no joelho. “Um projeto como esse não tem como não votar. Eu sou representante do povo o povo que me elegeu e colocou aqui. Devo satisfação a população e não a outros vereadores. Mesmo com a perna operada fiz questão de estar presente”, justificou. Regina Felix (PSDB) relatou na tribuna que o dia foi de comemoração. “Deveríamos instituir essa data como o dia da liberdade catalana. Eles (oposição) fizeram uma reunião tentado boicotar a sessão para nos prejudicar e acabaram nos ajudando. Presenciamos nesta tarde o cumprimento da democracia”, desabafou a vereadora. 

Os vereadores que não compareceram a sessão foram:

Deusmar Barbosa da Rocha (PMDB)

Gilmar Antônio Neto (PMDB)

Vandeval Florisbelo de Aquino (PMDB)

Jurandir (PMDB)

Sargento Anísio (PMDB)

Paulo César (PMDB)

Donizete Negão (PSC)

Dos sete vereadores que faltaram a sessão,  apenas o vereado Paulo César do PMDB justificou sua ausência.