7 de setembro de 2021

Calorão pode passar dos 40°C nesta quarta-feira (8) em Goiás

Foto: Radio Vinha/ Reprodução

A quarta-feira (8) deve ser de intenso calor em Goiás. Segundo a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), o estado pode registrar máxima de 41ºC em alguns municípios da região Oeste, como São Miguel do Araguaia e Aragarças. Já em Goiânia, os termômetros podem marcar máxima de 37ºC com uma umidade relativa do ar em torno de 12%.

Conforme o boletim do Cimehgo com previsão para amanhã, dia 8 de setembro, a massa de ar seco e quente mantem o tempo com céu claro em todo o estado, com “temperaturas máximas elevadas e umidade relativa do ar em declínio no período da tarde”. Na capital, o tempo deve ser de céu claro, com máxima de 37ºC e mínima de 20ºC. A baixa umidade do ar, prevista para ficar em 12%, serve de alerta, uma vez que o ideal para a saúde humana é em torno de 60%.

A região Oeste de Goiás deve ser a que mais sentirá o calor nesta quarta-feira. De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, há previsão de municípios como São Miguel do Araguaia, Aragarças e Britânia tenham máxima de 41ºC e mínima de 22ºC. As regiões Leste e Sudoeste devem registrar temperaturas máximas de 38ºC, e a região Sul, de 37ºC.

Calor em Goiás exige cuidados

O tempo seco e as temperaturas altas em Goiás podem ser prejudiciais ao ser humano e, por isso, demandam uma série de cuidados. Ao Mais Goiás, a diretora técnica do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Karine Borges de Medeiros, explicou que o tempo seco pode aumentar os riscos à saúde, causando desconfortos físicos e surgimento de doenças.

De acordo com ela, é normal a ocorrência de queda na imunidade, quadros de desidratação; taquicardia (coração acelerado); tontura; ressecamento de mucosas, tais como olho, nariz, boca e pele.

Texto: Tom Paulo/ Mais Goiás