16 de agosto de 2021

CALOR DEVE INTENSIFICAR AINDA MAIS DURANTE A SEMANA; CATALÃO E REGIÃO COMPLETA 130 DIAS SEM CHUVA

Catalão e região completa 130 dias sem chuva. Com temperaturas altas, umidade relativa do ar está abaixo dos 15%. Foto: Badiinho Filho.

A previsão de especialistas é que o forte calor vai continuar predominando, e com ele, o ar seco também deve prevalecer na região Centro Sul de Goiás nestes próximos dias.

Professor Rafael Ávila, do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), explica que uma grande massa de ar seco e quente vai atuar ao longo da semana, proporcionando aumento significativo das temperaturas com calor intenso, sem previsão de chuva e os níveis de umidade relativa do ar inferior a 20%.

De acordo Ávila, o sol predomina com variação de nebulosidade e não há previsão de chuva. Em Catalão, hoje, segunda-feira (16), a temperatura máxima registrada foi de 32,5ºC e a umidade relativa do ar atingiu os 15%, números registrados na Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A explicação para o forte calor e ar seco nessa época do ano, é que como estamos há 130 dias sem ocorrência de chuvas significativas na região, a ser completados nesta terça-feira (17), e com isso, à massa de ar seco vai se intensificando e ganhando força e intensidade, o que provoca bastante calor e sensação de clima de deserto, impedindo a avanço das frentes frias vindas da região sul do Brasil.

As informações acima foram concedidas ao Badiinho pelo professor Rafael Ávila do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), com base nos dados da Secretaria de Estado de Meio e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 

Escrito por: Badiinho Filho/Informações do Laboratório de Climatologia da UFCAT.