Vice-presidente Marcos Brasiliano destaca importância estratégica de Catalão para o banco
O vice-presidente de Finanças e Controladoria da Caixa Econômica Federal, Marcos Brasiliano, esteve em Catalão para a abertura do “Agro é Show” na Expo Catalão. Em entrevista exclusiva ao Blog do Badiinho, ele reafirmou o compromisso da instituição com o desenvolvimento regional e destacou que a cidade já conta com a presença do banco há mais de 40 anos.
“É um orgulho para a Caixa participar desse evento. Mais que isso, é gratificante contribuir para o crescimento de Catalão. A cada ano, a Caixa assume um papel mais relevante nesse processo”, disse.
Agro é prioridade
Tradicionalmente conhecida como o banco da habitação, a Caixa ampliou sua atuação no agronegócio nos últimos anos. De acordo com Brasiliano, o banco oferece financiamentos para compra de máquinas, apoio à produção e outros produtos com taxas competitivas.
“O produtor pode nos procurar durante a feira. Nosso time está pronto para oferecer a melhor solução, com as melhores taxas do mercado”, explicou.
Habitação continua forte

Além do agro, a Caixa segue liderando o mercado imobiliário no Brasil. Segundo o vice-presidente, o banco é responsável por cerca de 70% do crédito habitacional no país. Essa atuação abrange tanto o programa Minha Casa Minha Vida, voltado para famílias de baixa renda, quanto financiamentos para médias e altas rendas, com recursos da poupança.
Ele esclareceu que, mesmo com a alta da taxa Selic, a Caixa mantém condições competitivas. As taxas para o crédito social sofrem menos impacto, já que são baseadas no FGTS. Já as linhas ligadas à poupança têm um limite máximo de 12% ao ano e atualmente estão em torno de 11%.
Expo Catalão no circuito nacional
Uma das novidades anunciadas foi a inclusão da Expo Catalão no Circuito Nacional de Feiras da Caixa. Antes, apenas Rio Verde representava Goiás no circuito. Agora, Catalão se junta como a segunda cidade do estado e a 24ª do Brasil.
“O tamanho da nossa participação na feira reflete a importância que Catalão tem para a Caixa”, reforçou Brasiliano.
Ligação pessoal com Catalão
Por fim, o executivo compartilhou uma ligação pessoal com a cidade. Sua filha estudou Psicologia em Catalão, formou-se recentemente e continuará na cidade para cursar mestrado.
“Isso mostra que quem bebe água de Catalão não quer mais sair daqui”, brincou.
Marcos Brasiliano concluiu a visita destacando a parceria com a Prefeitura e os organizadores da feira. Ele disse ainda que pretende retornar em breve, inclusive como visitante para aproveitar a Expo Catalão.






