Ícone do site Badiinho

Caiado sanciona lei que reconhece Catalão como Capital Goiana da Congada

Durante visita a 149ª Festa do Rosário no dia 12 de outubro, o governador Ronaldo Caiado anunciou que sancionaria Lei que tornaria Catalão a Capital Goiana da Congada. Foto: Badiinho Moisés

O governador Ronaldo Caiado sancionou a Lei nº 23.786, de 3 de novembro de 2025, que reconhece Catalão como a “Capital Goiana da Congada”. A proposta é do deputado estadual Luiz Sampaio e reforça a importância cultural da tradicional Festa do Rosário e das Congadas de Catalão, já declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás e incluída no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado.

Tradição e reconhecimento nacional

Catalão é reconhecida como Capital Goiana da Congada – Foto: Lucas Machado

Segundo Luiz Sampaio, a celebração de Catalão se destaca entre as congadas goianas pela grandiosidade. “Temos a Congada em várias cidades, mas com a estrutura de Catalão, com 25 ternos e cerca de 7 mil dançadores, ela é única em Goiás. É, com certeza, a maior do Brasil”, afirma o deputado.

Ele lembra ainda que o reconhecimento nacional veio com o título de Patrimônio Imaterial do Brasil, concedido pelo Iphan. “Tivemos a honra de participar desse processo, que reforça o valor histórico e cultural da nossa festa”, destaca Sampaio, que foi festeiro da 149ª edição ao lado da esposa, Samara.

150 anos de fé e cultura

O título consolida Catalão como referência da manifestação afro-brasileira que completa, em 2026, 150 anos de celebração ininterrupta. A Congada, além de símbolo de devoção a Nossa Senhora do Rosário, representa resistência, identidade e orgulho para o povo catalano.

Semana Estadual de Valorização das Congadas

A mesma lei também institui a Semana Estadual de Valorização das Congadas, celebrada anualmente na semana anterior ao segundo domingo de outubro, período que coincide com a Festa de Nossa Senhora do Rosário.

De acordo com o deputado, o objetivo é divulgar, valorizar e preservar o papel histórico, social, religioso e artístico das congadas. A iniciativa incentiva o estudo do tema nas escolas e apoia atividades culturais e religiosas promovidas pelos grupos em todo o Estado.

Sair da versão mobile