Governador participa da Procissão dos Andores; padre Joel destaca fé, união e tradição da comunidade
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), participa neste domingo (12/10), às 16h30, da Procissão dos Andores e Bandeiras da Congada, um dos momentos mais esperados da 149ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, em Catalão. O evento, realizado no Largo do Rosário, reúne milhares de fiéis e congadeiros. Assim, todos os anos a cidade volta a se transformar em um grande palco de fé, cultura e devoção popular.
Desde 1876, a Festa do Rosário é símbolo de tradição em Goiás. A celebração mistura religiosidade e expressões culturais afro-brasileiras, reunindo mais de 7 mil dançadores divididos em 26 ternos de Congo. Neste ano, o tema escolhido foi “Maria, Testemunha da Esperança”, com o lema bíblico “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). Dessa forma, a festividade reforça o papel de Maria como exemplo de fé e obediência.
Padre Joel ressalta o significado espiritual da festa
Em entrevista ao editor-chefe do Portal Blog do Badiinho e também pela Rádio Cultura FM, o padre Joel Gomes, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, lembrou que a programação religiosa teve início no dia 3 de outubro, com a tradicional Alvorada. Desde então, segundo ele, as atividades têm atraído grande público e envolvido toda a comunidade.
“Estamos vivendo um tempo forte de fé e união. Desde o início da novena, com missas diárias, terços, confissões e a coroação de Nossa Senhora, sentimos o envolvimento da comunidade e a força da devoção popular”, afirmou o sacerdote.
Durante os dias de celebração, diversas atividades marcaram o evento. Além das missas presididas por padres convidados, houve a celebração do Dia do Nascituro, no dia 8, com bênção às gestantes. Em seguida, no sábado (11), a imagem peregrina do Divino Pai Eterno visitou Catalão, em cerimônia que contou com a presença do padre João Bosco, de Trindade.
Missa campal e participação dos bispos
O ponto alto da festa ocorre neste domingo (12), com a missa campal presidida por Dom Francisco, bispo diocesano. Além disso, o evento contará com a presença de Dom Agamenilto, bispo da Diocese de Luziânia. Durante a celebração, a imagem de Nossa Senhora do Rosário atravessa o público suspensa por um cabo de aço — um dos momentos mais emocionantes da festa, que simboliza a bênção de Maria sobre os fiéis.
“É uma celebração de muita emoção. Toda a comunidade é convidada a participar e viver essa experiência espiritual que fortalece nossa fé”, destacou o padre Joel.
Encerramento com a entrega da coroa
A programação religiosa será concluída na segunda-feira (13), com a entrega da coroa ao novo casal de festeiros. Além disso, haverá a apresentação dos mais de 5 mil dançadores dos ternos de Congo, encerrando a edição com um espetáculo de fé e tradição popular.
Por fim, o padre Joel convidou os fiéis a participarem dos últimos momentos e, se possível, buscarem a confissão. Segundo ele, a festa é também um tempo de renovação espiritual. “Maria é mulher testemunha da esperança. Que possamos seguir seu exemplo e fazer tudo o que Jesus nos disser”, concluiu o sacerdote.

