O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), apresentou arritmia cardíaca e seguiu para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, na tarde deste sábado (22/11). Após exames detalhados, os médicos concluíram que ele precisa passar por uma ablação, procedimento que deve ocorrer nos próximos dois dias.
Leia também:
-Caiado apresenta arritmia e será submetido à operação em São Paulo
A equipe médica informou que Caiado está consciente, estável e evolui bem, enquanto permanece em monitoramento contínuo. Além disso, os profissionais destacaram que ele seguirá em observação até a realização do procedimento.
O que é a ablação?
A arritmia aparece quando o coração bate mais rápido, mais devagar ou de forma irregular. Segundo a cardiologista Thalita Merluzzi, do Hospital Albert Einstein, fatores como doenças cardíacas prévias, diabetes, consumo excessivo de álcool, tabaco ou cafeína, além de distúrbios da tireoide e apneia do sono, aumentam o risco do problema.
Depois do diagnóstico, os médicos avaliam o quadro. Em alguns casos, o ritmo cardíaco retorna ao normal sozinho. Porém, quando isso não ocorre, a ablação se torna necessária. O procedimento é minimamente invasivo e utiliza cateteres inseridos pelas veias para cauterizar pequenas áreas do coração que provocam a irregularidade, restabelecendo o ritmo normal.
Quando o quadro se apresenta mais grave, os especialistas podem optar pelo uso de um marca-passo para manter a estabilidade elétrica do coração.

