O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou nesta quarta-feira (21) que está muito próximo de fechar uma aliança com o PL para apoiar a candidatura de Daniel Vilela (MDB) ao governo do Estado, na disputa pelo Palácio das Esmeraldas. As negociações ocorrem há meses e ganharam força nas últimas semanas.
Durante entrevista coletiva, Caiado revelou que estabeleceu um prazo de até uma semana para concluir o acordo. Segundo ele, a base governista deverá ceder ao PL uma vaga na chapa majoritária, com a indicação de um candidato ao Senado Federal.
Assista o vídeo da declaração de Caiado disponível no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:
“Em Goiás nós estamos avançando dentro de um processo de coligação com o PL. Está realmente em fase terminativa, mas espero que possamos concluir isso no máximo esta semana. Eles ocuparão uma vaga no Senado Federal”, afirmou o governador.
Nos bastidores, a principal discussão envolve o nome que representará o PL na majoritária. O deputado federal Gustavo Gayer (PL) é o mais cotado, mas também aparece como possibilidade a primeira-dama Gracinha Caiado (União Brasil).
O otimismo de Caiado aumentou após uma reunião com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), na última segunda-feira (19), em Brasília. Porta-voz do ex-presidente Jair Bolsonaro, Flávio discutiu o cenário eleitoral em Goiás e sinalizou aval para a composição em torno da candidatura de Daniel Vilela.
Em entrevista ao site Poder360, Caiado voltou a afirmar que as tratativas estão avançadas, restando apenas uma definição interna do PL para o anúncio oficial da aliança.
Corrida presidencial
Durante o encontro com Flávio Bolsonaro, Caiado também tratou do cenário nacional e reafirmou sua pré-candidatura à Presidência da República. Segundo o governador, o senador concorda com a estratégia de a direita lançar mais de um nome no primeiro turno.
“Nós temos que ter vários candidatos e aquele que chegar ao segundo turno vai ter o apoio dos demais. Essa é a realidade política e é assim que nós vamos participar do processo”, declarou Caiado, ao confirmar que manterá sua pré-candidatura.
O governador tenta viabilizar seu projeto presidencial pelo União Brasil, mas ainda não recebeu aval do presidente nacional da sigla, Antônio Rueda, com quem já manteve conversas. Apesar disso, Caiado destacou que mantém diálogo com outros partidos.
“Independente desta posição [se Rueda apoiará sua candidatura], eu também tenho a independência de poder conversar com vários partidos, como tenho conversado”, concluiu.

