28 de março de 2014

Batalhão da Polícia Militar Ambiental recebe novo barco para fiscalização de rios e lagos da região

Escrito por: Natália Manfrin (Assessora de comunicação da Sefac)

A embarcação vai auxiliar a Polícia Militar Ambiental no policiamento ostensivo, fiscalização da pesca predatória, educação ambiental e até mesmo em operações repressivas. 

DSC08355“O veículo, orçado em R$ 25.300,00 mil, foi doado na quarta-feira (26), na sede da secretaria de Meio Ambiente de Catalão (antigo Ibama)”

A Serra do Facão Energia S.A. (Sefac) entregou ao Conselho Comunitário de Segurança do Município de Catalão um barco motorizado para ser utilizado pelo Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Caldas Novas. O veículo, orçado em R$ 25.300,00 mil, foi doado na quarta-feira (26), na sede da secretaria de Meio Ambiente de Catalão (antigo Ibama).

O barco, constituído de alumínio, possui seis metros de comprimento, motor de popa Mercury 60 HP 4T e é equipado com o sistema Power Trim hidráulico. Trata-se de uma embarcação de alto desempenho e comporta até 400kg de carga. Sua velocidade chega a 60km/h; possui tanque de combustível para 25 litros de gasolina, com autonomia de 3 a 5 horas; e capacidade para transportar 5 pessoas.

A doação visa contribuir para a segurança das comunidades no entorno do reservatório da Usina Serra do Facão e das cidades vizinhas a Catalão. 

Segundo o comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental, Gladstone Albernaz, o barco será utilizado em operações nos rios São Marcos, São Bento e Veríssimo e no lago de Três Ranchos para policiamento ostensivo, combate à pesca predatória e ações de educação ambiental.

Eduardo 1“O crime ambiental não ameaça apenas a comunidade que vive próximo ao reservatório, mas toda a região.” Afirmou o diretor-presidente da Sefac, Eduardo Bueno.

Em seu discurso, o diretor-presidente da Sefac, Eduardo Bueno, ressaltou que tem interesse na expansão da parceria com as instituições locais, com o objetivo de ampliar o combate à pesca predatória e aos crimes ambientais no lago da Usina Serra do Facão. “O crime ambiental não ameaça apenas a comunidade que vive próximo ao reservatório, mas toda a região. Por isso, temos que trabalhar juntos para inibir os atos criminosos”, afirmou Bueno.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Município de Catalão, Joel Fernandes, agradeceu e elogiou a doação. “Esta ação é percebida como de suma importância para o Conselho e o Batalhão, na medida em que vai apoiar na ampliação da segurança das comunidades que vivem próximas aos lagos e rios da região”, ressaltou.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Mendonça “hoje foi o primeiro passo para que, de fato, tenhamos uma unidade com todos os equipamentos e recursos necessários para o fortalecimento da preservação ambiental em nossa região”. 

Prestigiaram o evento o vereador Pedro Henrique Macedo Silva; o secretário  de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços, Geraldo Rocha; o secretário de Trabalho e Renda, Rogério Ponciano; o delegado Regional de Polícia Civil, Jean Carlos Arruda; o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Catalão (Comdema), Luciano Abrão; representantes do Conselho Comunitário de Segurança, oficiais e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente.