Ícone do site Badiinho

“A vida do bandido vai piorar”, afirma Daniel Vilela durante entrega de helicópteros policiais

Vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB). Foto: Jota Eurípedes

Durante a entrega de quatro novos helicópteros às forças de segurança pública, o governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta segunda-feira (12), a criação de duas novas bases aéreas policiais em Goiás. Uma será instalada no Entorno do Distrito Federal e a outra na região Sudoeste do Estado.

Segundo o governador, Luziânia sediará a base do Entorno, enquanto Rio Verde receberá a unidade do Sudoeste. “Depois, vamos implantar bases na região Norte e ampliar esse trabalho, junto com o Daniel Vilela, por todo o Estado, para agilizar o combate à criminalidade”, afirmou.

Investimento fortalece frota aérea da segurança pública

Com quatro novos helicópteros, frota das forças de segurança de Goiás chega a oito aeronaves – Foto: Secom

O anúncio ocorreu durante evento realizado na Praça Cívica, em Goiânia. Na ocasião, Caiado destinou quatro helicópteros à Secretaria de Segurança Pública de Goiás. Com isso, a frota aérea do Estado foi duplicada, ampliando significativamente a capacidade de resposta em operações estratégicas.

O investimento supera R$ 135 milhões e foi viabilizado com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Assim, as aeronaves já estão em operação desde dezembro de 2025.

De acordo com o governador, a descentralização das aeronaves vai aumentar a eficiência das ações policiais, já que cada base terá uma área específica de cobertura. “Quando cheguei ao Estado, havia apenas um helicóptero em funcionamento. Faltava infraestrutura para a polícia. Hoje entregamos algo inédito, com a expansão da cobertura aérea”, destacou, ao adiantar que novos helicópteros ainda serão entregues.

Segurança pública ganha mais controle territorial

A coordenadora do Goiás Social e primeira-dama, Gracinha Caiado, ressaltou que os investimentos ampliam o controle do território goiano pelas forças de segurança. Considerada madrinha das polícias, ela comparou o cenário atual ao de gestões anteriores.

“Goiás era um estado violento. Das dez cidades mais violentas do país, cinco estavam aqui”, lembrou. “Hoje, somos o estado mais seguro para se viver”, afirmou, ao citar os resultados obtidos na área da segurança pública.

Queda da criminalidade é destacada pela gestão

Governador Ronaldo Caiado e o vice-governador Daniel Vilela durante a entrega de quatro helicópteros; veículos reforçam a segurança pública em Goiás – Foto: Secom

Além disso, o vice-governador Daniel Vilela destacou que a responsabilidade fiscal e a valorização dos profissionais da segurança foram decisivas para a redução consecutiva dos índices de criminalidade. “Temos uma polícia preparada, equipada, bem remunerada e altamente qualificada”, afirmou.

Segundo ele, os avanços não aconteceram por acaso. “Goiás se tornou referência nacional em segurança pública graças ao esforço, ao trabalho e à responsabilidade liderados pelo governador Caiado”, reconheceu.

Helicópteros ampliam capacidade operacional das forças policiais

O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, classificou a entrega como um momento histórico. “O governador nunca disse não às forças de segurança. Hoje, estamos bem armados e bem equipados”, afirmou.

As aeronaves entregues são do modelo Airbus/Helibras AS350B3a (H125), da família Esquilo. Reconhecidos pela robustez e alto desempenho, os helicópteros permitem acompanhamento em tempo real de ocorrências, apoio às equipes em solo e acesso rápido a áreas de difícil alcance, como zonas rurais, rodovias e regiões de mata.

Do total, dois helicópteros foram destinados à Polícia Militar, um à Polícia Civil e outro ao Serviço Aéreo do Estado de Goiás (Saeg), responsável pela gestão e operação das aeronaves, além de atuar em missões institucionais, transporte e resgate.

Tecnologia de ponta e retomada histórica

Foto: Jota Eurípedes

Um dos helicópteros da Polícia Militar conta com sistema de imageamento aéreo, que possibilita policiamento noturno e identificação de pontos de calor. “Durante mais de 40 anos, tivemos apenas uma aeronave. Hoje, a PM opera com quatro helicópteros e, em breve, o quinto estará em operação”, informou o comandante-geral da PM, Marcelo Granja.

Já o delegado-geral da Polícia Civil, André Ganga, lembrou que a corporação ficou quase 14 anos sem helicóptero após um acidente em 2012. “O governador resgatou não só a operacionalidade da Polícia Civil, mas também a memória dos que estiveram envolvidos naquele episódio”, afirmou. “Agora, retomamos a divisão de operações aéreas.”

As aeronaves possuem tecnologia de ponta, com sensores e câmeras capazes de captar, gravar e transmitir imagens e dados em tempo real. Elas têm autonomia de voo de até 4h30, alcance de 630 quilômetros e capacidade para transportar até cinco passageiros.

Sair da versão mobile