10 de junho de 2020

AUTO-ESCOLAS DE CATALÃO AGUARDAM PARECER DA PREFEITURA PARA RETOMADA DE PROVAS PRÁTICAS E TEÓRICAS DE CNH

Foto é da moto-pista, e foi tiranda antes do período de pandemia. Foto: Reprodução

Cerca de 12 Centro de Formações de Condutores de Catalão (CFC’s) estão aguardando deste o dia 28 de maio, uma resposta da Prefeitura de Catalão, para que eles possam aplicar provas teóricas e práticas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No dia 28 de maio, o representante geral dos CFC’s de Catalão solicitou via oficio uma autorização ao prefeito de Catalão Adib Elias (POD), para que as bancas examinadoras do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Goiás (DETRAN/GO), possam vir até a cidade de Catalão para poderem ministrar provas práticas de direção veicular e legislação de trânsito.

Os donos de auto-escolas, afirmam sobre uma exigência do DETRAN/GO, um parecer do poder público municipal de cidades do interior, para a volta da aplicação tanto de provas teóricas quanto das práticas.

Ao Blog do Badiinho, foi informado que todos os envolvidos estarão cumprindo as exigências de higienização, como distanciamento mínimo de 2 metros, álcool gel, número de alunos reduzidos em 30% da capacidade total da sala de aplicação de provas teóricas, e tudo mais que for exigido no decreto municipal.

Um oficio foi enviado ao prefeito há mais de 15 dias, porém, proprietários de CFCs e alunos que estão sem poderem fazer suas provas teóricas e práticas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), desde o mês de fevereiro, pois eles ainda aguardando uma reposta por parte do município, sendo ainda explicado, que vários alunos estão aguardando para realização das aulas.

Também apuramos, que o parecer por parte da procuradoria jurídica da Prefeitura de Catalão não foi dado, porque o órgão ainda aguarda um outro parecer por parte do comitê de combate e prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), o que ainda não foi feito, e sem a resposta desse comitê, formado por representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e profissionais médicos, o prefeito teria afirmado que não tomará nenhuma decisão.

De acordo com o proprietário de um Centro de Formação de Condutores (CFC) de Catalão, afirmou que as aulas práticas já estão acontecendo, sendo aguardado por eles, a retomada das provas teóricas e práticas. Ele também lamenta o fato deste ano, terem sido realizadas apenas duas bancas para provas práticas e teóricas de CNHs, pois antes da pandemia, os Centros de Formações de Condutores tiveram que a aguardar tramites burocráticos da saída de examinadores da Universidade Federal de Goiás (UEG), para que o Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Goiás (DETRAN-GO), reassumisse as bancas, afirmando ele, que nesse ano de 2020, apenas duas bancas com aplicações de provas práticas foram realizadas, demonstrando preocupação com o atraso nos processos acumulados que possuem prazos de validades.

Os representantes da categoria, ainda ressaltam, que todos os 12 CFC’s estão de acordo com as novas determinações que devem serem cumpridas, e estão determinados a cumpri-las.

 

Escrito por: Badiinho Filho