30 de dezembro de 2015

ARTIGO: Crise – Uma oportunidade para conhecer a empresa?

Escrito por: Marcelo Cordeiro 

Foto: Arquivo Pessoal

20151229130046

Quando a economia vai bem, muitos empresários deixam de exercitar um exercício básico: Qual a projeção de crescimento para os próximos anos? Quanto efetivamente lucrei este ano? Quanto obtive de retorno de meus investimentos? O que posso fazer para melhorar os meus processos internos? Posso melhorar a qualidade de meu atendimento ao cliente?

Isto se chama planejamento, monitoramento, estabelecimento de metas e objetivos.  Observo que a maioria das empresas não as conhecem realmente, quando a economia vai bem, isto vira um ciclo vicioso, o empresário compra, paga seus fornecedores, suas despesas, suas retiradas e vende, mas e quando a economia está em um cenário de retração? Qual a alternativa?

Talvez a resposta seja: Conheça realmente a sua empresa.

Começar conhecendo o seu financeiro é de extrema importância, fazendo um levantamento de qual foi o seu faturamento mensal, quais foram suas despesas, onde foi investido o seu capital, levantar o saldo contas a pagar e a receber, quanto foi pago de imposto durante o ano e começar a fazer projeções, isto mesmo, planejar. Ajustar os custos a realidade é uma alternativa, fazer um bom planejamento tributário pode ajudar a reduzir o custo com impostos e também avaliar os estoques é uma outra sugestão. Outra dica é utilizar as redes sociais ao seu favor, fazer um plano de marketing virtual pode ajudar bastante e além de tudo que tal começar a investir na qualidade do atendimento ao cliente.

Observe que estas perguntas mesmo em quando a economia vai bem deve ser pensada diariamente na vida empresarial, faça da crise uma oportunidade para conhecer melhor a sua empresa.