10 de novembro de 2020

ANVISA SUSPENDE TESTES DA CORONAVAC E DIZ QUE DECISÃO FOI TÉCNICA

A Anvisa decidiu suspender os testes da vacina Coronavac, com a justificativa de que as informações do Instituto Butantã foram insuficientes e incompletas. “A decisão foi técnica”, disse o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antônio Barra Torres.

A vacina é desenvolvida pela Chinesa Sinovac em parceria com o governo de São Paulo, que acordou R$ 46milhões para produção de imunizante. A suspensão dos testes acontece pouco tempo depois da morte de um voluntário da vacina, que segundo a polícia, foi suicídio.

De acordo com a agência, segundo o Portal de Notícia G1, a interrupção foi determinada nesta segunda-feira (9) por causa de um “evento adverso grave”, mas não deu detalhes sobre a causa específica da suspensão. Ontem, porém, a A Anvisa informou que foi notificada do “evento” em 29 de outubro. Mais de 10 dias depois, determinou que nenhum novo voluntário poderá ser vacinado até que a agência possa avaliar os dados e “julgar o risco/benefício da continuidade do estudo”.

Escrito por: Cristina de Mesquita com informações do G1.globo.com