14 de maio de 2016

Antes de ser afastada, Dilma Rousseff assinou Projeto de Lei para a criação da Universidade Federal de Catalão

Escrito por: Redação/José Pedro Júnior (Pidim) Jornal O Catalão 

Foto: Reprodução 

jabur
“Thiago Jabur, diretor do Campus da UFG de Catalão”

Há muitos anos a vontade de crescimento do Campus da UFG de Catalão para a transformação em uma Universidade, é o anseio de todos. Agora, para a alegria do diretor do Campus Thiago Jabur, grande entusiasta do projeto, a ex-presidente Dilma Rousseff assinou no último dia 09 de maio, em uma reunião com reitores e ex-ministros de seu governo, a ordem para a criação de mais cinco universidades, inclusive a de Catalão, ou seja, na segunda-feira (9) assinou a criação da UFCAT, sendo na quarta-feira (12) afastada temporariamente pelo Senado Federal do seu cargo pelo prazo máximo de 180, após abertura de processo sob acusação do cometimento de crime de responsabilidade fiscal (Processo de Impeachment).

É o sonho de Thiago Jabur, dos professores do Campus e toda a população de Catalão e da região Sudeste. Doravante o processo será levado ao Congresso para votação, passando por quatro comissões até a votação.

Essa transformação permitirá maior autonomia sem a dependência e burocracia da matriz em Goiânia. A possibilidade de investimentos também aumenta o que cria expectativa de que um futuro bem próximo novo cursos poderá vir para a UFCAT.

Atualmente a UFG de Catalão tem 30 cursos de graduação e 10 cursos de Pós-Graduação, com o mestrado e doutorado e diversos cursos de Pós Graduação. Trabalham no atendimento de mais de 3 mil alunos 72 técnicos administrativos e 295 docentes.

Hoje o Campus de Catalão já é maior do que muitas Universidades do país. Recentemente o ex-prefeito Haley Margon, político que iniciou a implantação da UFG em Catalão em 1980, doou uma área de sua propriedade (cerca de 50 mil metros quadrados), para a Universidade, onde está sendo construída  a estrutura da futura faculdade de Medicina.