Em entrevista à Rádio Cultura, representantes do programa AlfaMais Goiás ressaltaram os avanços significativos na alfabetização de crianças em Catalão e outros municípios da região. Criado pelo Governo de Goiás em 2021, o programa busca alfabetizar os alunos na idade certa por meio de um regime de colaboração entre Estado e municípios.
Participaram da entrevista a coordenadora regional de Educação, Vanessa Rezende, a articuladora regional da Secretaria Estadual de Educação, Cíntia de Paula Marques, e a articuladora regional da Undime, Sueli Antunes.
Regime de colaboração e inspiração no Ceará
Assim, Vanessa Rezende explicou que o AlfaMais se inspirou no modelo de alfabetização do Ceará, que investe há 25 anos em políticas públicas voltadas para a educação básica. Segundo ela, garantir que a criança aprenda a ler e escrever na idade certa é essencial para que tenha sucesso no ensino médio e na universidade.
Além disso, o programa fortalece a atuação conjunta entre Estado e municípios. Juntos, eles definem metas, promovem ações integradas e ampliam o número de alunos alfabetizados.
Formação de professores e incentivo financeiro
Ademais, Cíntia Marques detalhou que a equipe regional conta com cinco profissionais, entre eles formadores nas áreas de alfabetização, educação infantil e gestão. Assim, a Secretaria Estadual de Educação envia os materiais pedagógicos e as formações, que são repassados aos dez municípios da regional.
Ao final de cada ano letivo, as escolas participam da avaliação do Saego Alfa. As que se destacam recebem R$ 80 mil em duas parcelas. No entanto, a segunda parcela só é liberada caso a unidade mantenha ou melhore seus resultados. Neste ano, todas as escolas da regional conquistaram o prêmio — nenhuma foi classificada como de baixo desempenho. “Foi uma grande conquista”, comemorou Cíntia.
Parceria com a Undime e integração com programas nacionais
A articuladora da Undime, Sueli Antunes, reforçou que o AlfaMais se articulou à Política Nacional de Alfabetização por meio do programa “Criança Alfabetizada”. Dessa forma, essa parceria oferece apoio e acompanhamento às escolas municipais nos anos iniciais do ensino fundamental.
Ela também destacou que o regime de colaboração fortalece a presença dos municípios nas avaliações externas, além de aprimorar a formação pedagógica e o monitoramento dos resultados.
Goiás supera a meta do MEC
Vanessa Rezende celebrou a superação da meta nacional de alfabetização, estabelecida pelo MEC. Enquanto a expectativa era de alcançar 69% das crianças alfabetizadas, Goiás chegou a 72,7%, subindo do quarto para o segundo lugar no ranking nacional.
“Esse avanço é resultado do trabalho coletivo de professores, gestores, prefeitos e coordenadores. Com essa equipe comprometida, acreditamos que no próximo ano Goiás alcançará o primeiro lugar na alfabetização na idade certa”, afirmou.
Com planejamento, formação e investimento, o AlfaMais Goiás vem transformando a base da educação e garantindo um futuro mais promissor para milhares de crianças goianas.






