Após um fim de semana marcado por forte temporal e transtornos em vários pontos de Catalão, a semana começa com alerta para novas chuvas intensas e risco de tempestades. A previsão é do professor e climatologista Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).
Leia também:
-Temporal provoca alagamentos e interdita trechos da BR-050 em Catalão
No início da tarde do último sábado (13), uma chuva forte atingiu a cidade e provocou alagamentos em diferentes regiões, principalmente na Vila União e no final da Avenida Anhanguera, próximo à rotatória de acesso aos condomínios Solar das Américas e Green Park. Motoristas precisaram redobrar a atenção devido ao acúmulo de água.
Transtornos na BR-050
Os maiores problemas, no entanto, ocorreram em trechos da BR-050, mesmo após a recente entrega das obras de duplicação, no dia 27 de novembro. Pela segunda vez neste ano, houve alagamento no dispositivo PS2, no acesso ao bairro Castelo Branco, o que levou à interdição do trânsito sob o viaduto.
Outro ponto bastante afetado foi o dispositivo do Pontal Norte, onde o volume de água causou a interdição total da rodovia entre 13h45 e 14h15. Moradores voltaram a criticar o projeto do acesso, alegando que os alagamentos se repetem sempre que há chuva forte, dificultando a entrada e saída do bairro.
Publicamos um vídeo do temporal em nosso perfil no Instagram:
Volume de chuva
De acordo com o professor Rafael de Ávila, a Estação Convencional do INMET registrou 49,3 milímetros de chuva desde a madrugada de sábado. Já o pluviômetro automático do CIMEHGO, operado pelo Corpo de Bombeiros, marcou 59,2 milímetros no mesmo período.
Segundo o climatologista, não houve registro de novas chuvas significativas no restante do fim de semana. Contudo, o cenário muda a partir desta semana.
Previsão para os próximos dias
Nesta segunda-feira (15), a combinação de calor e umidade mantém o tempo instável em Catalão e em toda a região Centro-Sul de Goiás, com previsão de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.
Além disso, o avanço de uma nova frente fria ao longo da semana deve potencializar as chuvas, mantendo a instabilidade atmosférica nos próximos dias.
As temperaturas devem variar entre 20°C e 30°C, enquanto a umidade relativa do ar pode oscilar de 50% a 95%.
Alerta meteorológico
O CIMEHGO emitiu alerta para risco potencial de tempestades, com:
-
Chuvas entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 60 mm por dia;
-
Rajadas de vento acima de 50 km/h.
O professor Rafael de Ávila reforça a importância de atenção redobrada, principalmente em áreas historicamente afetadas por alagamentos e em rodovias que cortam o município.
Informações: Laboratório de Climatologia – IGEO/UFCAT
Fonte: CIMEHGO

