7 de novembro de 2020

ADIB VAI SOZINHO EM SABATINA E DIZ QUE QUER FAZER O MELHOR MANDATO DA VIDA

Prefeito de Catalão, Adib Elias (POD), durante a sabatina promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Subseção Catalão). Foto: Facebook/Reprodução.

O prefeito e candidato à reeleição Adib Elias (Podemos) participou sozinho da sabatina realizada pela OAB Subseção de Catalão, hoje (7), na sede da Ordem. O debate tinha foco nos dois componentes da chapa, porém, o candidato a vice, João Sebba não foi. Com isso, ele teve 5 minutos para responder aos questionamentos (3 minutos do candidato e 2 do vice).

Prefeito por 3 mandatos, Adib respondeu às perguntas elaboradas pelos clubes de serviços e entidades de classe enviadas. “A cidade não tem empresa se não tiver infraestrutura”, disse ele em parte da sabatina. Adib elencou o que ele chamou de principais obras de seus mandatos: o Materno Infantil, o Centro de Pediatria e a terceira, de acordo com ele, já em construção, o centro de tratamento para dependentes químicos. De acordo com ele, uma obra terá estrutura completa, para 100 vagas – 40 para mulheres e 60 para homens –  incluindo espaços para a prática de esportes e lazer e um local destinado à religião. Sobre obras que pretende construir, Adib falou também do abatedouro, que pretende construir com a administração para os açougueiros a exemplo do que acontece no Centro de Castração.

“Não brinco de político”, disse ele ao final, pedindo voto e o que ele chamou de ajuda da população. Disse que “quer continuar transformando Catalão numa das mais importantes cidades do estado, mas do Brasil”.

Adib respondeu às perguntas com temas sobre desenvolvimento econômico, trânsito e transporte, meio ambiente, saúde, educação e saneamento básico, que foi o primeiro questionamento: o que fazer para dar solução garantindo o abastecimento de água, visto a escassez de água potável. “Houve investimentos nos mandatos meu e do Velomar, sem causar grandes transtornos no abastecimento de água porque perfuramos poços artesianos”, disse para depois citar a criação da SAE (Saneamento de Água e Esgoto de Catalão). Adib alfinetou a administração passada ao falar da atual situação do abastecimento de água na cidade. “Essa represa funcionou como se o capim comesse a vaca”, disse ele ao explicar que teve que investir recursos para construir adutoras, na elaboração de um projeto para sua readequação, além de aquisição de bombas e motores. De acordo com ele, já foram gastos cerca de R$ 7milhões em investimentos na sua infraestrutura. “Dentro da nossa administração temos que resolver o problema do esgoto sanitário. A água é universalizada em Catalão”, disse ele, complementando que a falta no abastecimento é causada por questões de quedas de energia. Dentro do assunto, Adib falou ainda da usina de reciclagem de lixo, de resíduos sólidos e na construção da nova estação de tratamento de água e do projeto para de esgoto. “Não adianta ter muita agua se não tem como distribuir. Vamos tratar 500 mil litros de água por segundo e tenha a absoluta certeza que não teremos mais problema”.

Sobre educação, a pergunta foi direcionada à pandemia e como será o modelo de ensino adotado, caso o Brasil sofra com uma segunda onda da Covid 19. “Vou falar como prefeito e como médico”, disse. De acordo com ele, nos 8 meses de pandemia não demitiu nenhum servidor da educação nem cortou gratificação. Disse que nesse período promoveu a qualificação dos profissionais. “Eu penso como o governador. Só voltam as aulas quando tiver a vacina pronta”, disse.

Sobre saúde, Adib foi questionado sobre os projetos de atendimento multi disciplinar para crianças, adolescentes e idoso com deficiência. Com isso, o prefeito falou sobre os serviços prestados na área às mulheres desde a gravidez no Materno Infantil, com exames no Centro de Diagnóstico, no atendimento às crianças com o Centro de Pediatria e com o atendimento domiciliar a idosos ou quem tem dificuldade de locomoção. “Temos atendimento em casa que leva médico, fisioterapia, assistente social, fonoaudiólogo. Mas leva também, cama, oxigênio, alimentação e frauda para 450 pessoas”, revelou. Disse ainda que durante a pandemia nenhum óbito foi causado por falta de medicamento ou oxigênio.

Ao falar sobre o meio ambiente, o prefeito disse que cercou 20 quilômetros de nascentes para evitar a entrada de gado e sua destruição, além do plantio de 12 mil mudas de árvores às margens dos córregos Samambaia e Pari. “Eu não sou louco. Tiro árvore só com laudo do biólogo e do engenheiro”, contou, revelando que já substituiu 90% das árvores condenadas e contando sobre a criação de áreas verdes, como o da represa da bica, Calixto Abrão entre outros. “Isso não é só embelezamento. É para contenção de água da chuva”, disse ele.

Sobre o desenvolvimento macro para Catalão, Adib preferiu falar de suas administrações passadas para falar da atração de empresas. Disse que se empenhou junto com o governador Ronaldo Caiado para que o Presidente Bolsonaro sancionasse a manutenção de incentivos fiscais para a indústria automotiva do centro oeste, se equiparando à região Nordeste. E falou da falta de planejamento do crescimento da cidade para explicar problemas com a mobilidade urbana e lembrou que o primeiro Plano Diretor (exigido pelo governo federal) foi feito em uma de suas gestões.

Para finalizar, Adib respondeu à pergunta comum feita a todos os candidatos: o acesso à Justiça. Disse que sempre foi parceiro da OAB e que conseguiu ampliar o número de Varas na Comarca de Catalão. “Já dissemos ao governador nos dar mais duas Varas para melhorar o atendimento a população e aos advogados”.

 

Escrito por: Cristina de Mesquita