A política regional ganhou intensidade na sexta-feira (24/10), quando duas importantes lideranças confirmaram suas pré-candidaturas ao cargo de deputado estadual para as eleições de 2026. Assim, o ex-prefeito e atual secretário de Infraestrutura, Adib Elias (MDB), e o deputado estadual Jamil Calife (União Progressista) tornaram oficial o que antes estava apenas nos bastidores.
Leia também:
-Adib Elias dá sinais de que pode disputar vaga na Assembleia Legislativa em 2026
Adib recebe primeiro apoio declarado em Anhanguera
A princípio, Adib divulgou um vídeo gravado em sua fazenda em Anhanguera ao lado do prefeito do município, Marcelo Paiva (MDB). No material, o ex-prefeito comemorou o primeiro apoio público ao seu novo projeto político.
Ele destacou a relação construída ao longo dos anos e projetou uma campanha forte:
“O Marcelo está sendo o primeiro prefeito de apoio à minha candidatura a deputado estadual (…). Tenho certeza que essa é a primeira de muitas entrevistas de prefeitos que nós vamos receber o apoio, além de vereadores e lideranças políticas no Estado de Goiás inteiro.”
Marcelo, por sua vez, retribuiu o reconhecimento e reforçou sua confiança em Adib:
“Para mim, é motivo de muita alegria (…). É o primeiro de uma série de muitos que vão entender que é a pessoa certa e correta para que a gente dê continuidade em todo esse trabalho.”
Enquanto isso, Jamil reafirma reeleição com foco no desenvolvimento da região

Ao mesmo tempo, em Ipameri, o deputado estadual Jamil Calife concedia entrevistas nas duas emissoras da cidade, Rádio Fênix e Vale FM, acompanhado do prefeito Jânio Pacheco e do deputado federal José Nelto. Na oportunidade, Jamil confirmou que buscará a reeleição para seguir trabalhando por Catalão e região.
Durante a entrevista, ele explicou sua decisão de permanecer na disputa:
“Eu pensei muito ultimamente sobre isso e tenho ouvido muito a população (…).
Durante os últimos 40 anos, a gente viu políticos interessados em disputas para serem prefeitos na sequência, e largando a região sem deputados.
Eu tive a oportunidade de disputar a prefeitura no ano passado, não tive nenhum interesse, porque o meu sonho é desenvolver essa região (…).
Com muita humildade, eu acredito que quem tem que decidir o nosso futuro é a população.
Então eu estou, sim, pré-candidato à reeleição. Vou trabalhar para continuar trabalhando pelo nosso povo, pela nossa gente. Não por mim, mas sim pelo povo, pela região.”

Cenário semelhante ao de 2006 pode se repetir
Dessa forma, caso ambos mantenham suas candidaturas, o governadoriável Daniel Vilela (MDB) poderá contar com dois palanques em Catalão. Além disso, a configuração lembra o cenário de 2006, quando Jardel Sebba e Júlio Paschoal concorreram pelo mesmo grupo político. Naquele ano, Jardel foi reeleito com ampla vantagem.






