Ícone do site Badiinho

Autoridades definem ações para reduzir acidentes no trevo do Pontal Norte em Catalão

Autoridades de trânsito se reúnem para definir ações que reduzam os acidentes no trevo do Pontal Norte, ponto crítico da BR-050 em Catalão. Foto: Badiinho Moisés

O trevo de acesso ao bairro Pontal Norte, no perímetro urbano da BR-050, em Catalão, continua sendo motivo de preocupação para as autoridades de trânsito e segurança. No último domingo (3), por exemplo, três acidentes aconteceram no local, e um deles resultou na morte de um idoso de 64 anos.

Leia também:

-Motociclista morre e outro fica gravemente ferido após colisão no trevo do Pontal Norte, em Catalão

-Acidente entre ônibus e motocicleta deixa dois feridos na BR-050, em Catalão

-Três acidentes no mesmo dia é registrado na BR-050, em Catalão; recém-nascido foi levado ao hospital

De acordo com a Defesa Civil, somente em 2025 já ocorreram 11 acidentes nesse ponto. Por essa razão, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência Municipal de Trânsito (SMTC) e Corpo de Bombeiros realizaram uma vistoria técnica. O objetivo, portanto, é identificar soluções capazes de aumentar a segurança de motoristas e pedestres.

O inspetor Ueslei Almeida, chefe da 6ª Delegacia da PRF, explicou que o cruzamento é provisório e integra as obras de duplicação da BR-050. Segundo ele, quando o viaduto do comboio estiver concluído, esse acesso deixará de existir. “Até lá, vamos reforçar a fiscalização e adotar medidas para evitar novas tragédias”, destacou.

Como resultado da reunião, a PRF sugeriu à concessionária que administra a rodovia a redução da velocidade no trecho, melhorias na iluminação e a instalação de faixas sonorizadoras. Essas ações, conforme Almeida, ajudariam a alertar os condutores sobre a proximidade do cruzamento.

Além disso, o capitão Mundim, coordenador operacional da Defesa Civil, defendeu a necessidade de tornar a sinalização mais visível e chamativa. “Nosso objetivo é preservar vidas. Muitas vezes a sinalização existe, mas não chama a atenção. Precisamos reforçá-la para que o motorista reduza a velocidade”, afirmou.

Enquanto a concessionária avalia as propostas, PRF e Defesa Civil orientam que os condutores redobrem a atenção ao passar pelo local, especialmente os moradores que utilizam o acesso diariamente. Assim, será possível reduzir os riscos e prevenir novos acidentes.

Assista o vídeo disponível no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:

Sair da versão mobile