7 de outubro de 2020

"A FESTA ESTÁ ACONTECENDO, COM MUITA FÉ E LOUVOR", DIZ FESTEIRA DA 144ª FESTA DO ROSÁRIO

Foto: Márcia Rosa

A festeira Elisabel Ferreia Calaça Santos não esconde sua alegria em estar à frente junto da comissão, da 144ª festa do Rosário de Catalão. “A festa está acontecendo, com muita fé e louvor”, disse ela, se referindo à forma diferente que está acontecendo, devido à pandemia, sem a parte cultural e comercial.

Festeira do ano junto ao seu filho, Ginerclei Ferreira dos Santos, ela conta que os terços acontecem normalmente, assim como as missas: às 6h e às 18h e logo após a celebração. Mas tudo com todos os cuidados de distanciamento social. Segundo ela, de dentro da Igreja só pode participar duas pessoas por banco. “E mesmo assim, temos fiéis que levam seus banquinhos e assistem tudo do lado de fora, todo mundo usando máscara”, conta. Os terços e as missas também são transmitidos online pelas redes sociais da Irmandade Nossa Senhora do Rosário.

Elisabel conta ainda que o levantamento da bandeira acontecerá, mas de forma diferente esse ano. De acordo com ela, às 17h de sábado, 10, a bandeira sairá da casa do mordomo e fará o percurso em um carro aberto. Cada terno também levará algum representante para participar da carreata até a praça do Largo do Rosário, onde acontecerá o levantamento. No domingo, as celebrações também acontecerão de forma diferente: a missa solene acontecerá às 8h e depois, a imagem desfilará pelas ruas da cidade em carro aberto em carreata.

A entrega da Coroa também está mantida, na segunda -feira (12), apenas com número mínimo de pessoas e acontecerá dentro da Igreja: o padre, o reinado, a diretoria da Irmandade, o General (que apita encerrando a festa), além dos festeiros de 2020 e os de 2021. “Toda a comissão está sentido muita gratidão, mesmo com a pandemia, a Festa do Rosário está acontecendo de forma diferente, como tudo no mundo”, completa.

Durante a festa, fiéis estão levando alimentos que serão entregues à Irmandade para serem distribuídos a quem precisa em Catalão. “E temos a certeza: vamos fazer de tudo para sanar um pouco dos problemas financeiros da Irmandade, mesmo sem a parte comercial, que esse ano não aconteceu”.

Casal de festeiros deste ano são mãe e filho, Ginercley e Elisabel. Foto: Arquivo – Blog do Badiinho.

 

Escrito por: Cristina Mesquita