9 de agosto de 2021

MORRE AOS 102 ANOS DE IDADE, ARY VALADÃO, EX-GOVERNADOR DE GOIÁS; CAIADO DECRETA LUTO OFICIAL POR TRÊS DIAS

Ary Ribeiro Valadão morreu de pneunomia em casa, em Goiânia, Goiás. Foto: Reprodução

Morreu na desta segunda-feira (09), aos 102 anos de idade, o ex-governador de Goiás, Ary Ribeiro Valadão em decorrência de complicações de uma pneumonia.

Matéria do Jornal O Popular informou que Ary seguia fazendo tratamento em sua casa, após ter sido diagnosticada a pneumonia. A informação do seu falecimento foi dada por familiares.

Ary Valadão foi governador de Goiás entre os anos de 1979 e 1983, tendo sido também deputado estadual e federal pelo Estado de Goiás, voltando à Câmara dos Deputados depois pelo Estado do Tocantins.

Filho de Benedito Theodoro Valadão e Emília Parrodi Valadão, nasceu em Anicuns, Goiás. Ary era formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) e agropecuarista.

O ex-governador era casado com Maria Baia Peixoto Valadão com quem teve cinco filhos. Um dos filhos do ex-governador morreu, Maurício Valadão, morreu em 2019, vítima de um acidente na BR-070. Ary também foi prefeito de Anicuns de 1947 a 1951.

O ex-governador também foi membro do Diretório Municipal da UND de Anicuns, 1947; sendo presidente em 1953. Ele também foi diplomado em Curso da Escola Superior de Guerra (ADESG).

MANIFESTEÇÕES 

Diversos políticos de Goiás manifestaram pesar usando suas redes sociais. O governador Ronaldo de Goiás, divulgou nota manifestando pesar pela morte de Ary Valadão, decretando luto oficial de três no Estado. Leia a nota abaixo:  

NOTA DE PESAR

É com grande consternação e imenso pesar que eu e minha esposa, Gracinha Caiado, recebemos a notícia, na manhã desta segunda-feira (09/08), do falecimento do ex-governador de Goiás e amigo de minha família, Ary Ribeiro Valadão.

Goiás perde um dos seus históricos líderes, aos 102 anos, vítima de pneumonia.

Nascido em Anicuns, Ary Valadão era bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Advogado, agricultor e industrial, foi prefeito de sua cidade natal, líder da União Democrática Nacional (UDN), deputado estadual e federal, secretário do Interior e Justiça e governador de Goiás de 1979 a 1983.

Como governador do Estado, foi reconhecido por incentivar fortemente a agropecuária, o que projetou Goiás para o futuro.

Ele implementou programas modernos e estratégicos, muito além do seu tempo, como o projeto de irrigação no Rio Formoso, com incentivo à fruticultura e ao desenvolvimento de municípios como São Miguel do Araguaia e Alto Paraíso.

Ary Valadão realizou ações em toda a extensão territorial de Goiás, que nesta época ainda incluía o hoje Estado do Tocantins.

Também foi reconhecido pela construção de escolas com qualidade, e abertura de rodovias nas diversas regiões do Estado.

Ao lado da ex-primeira-dama de Goiás, ex-deputada federal e ex-vice-prefeita de Goiânia, Maria Valadão, foi pioneiro na implantação de programas sociais de grande abrangência, que contribuíram de maneira decisiva para diminuir desigualdades e garantir qualidade de vida para as famílias mais vulneráveis.

Decreto luto oficial por três dias no Estado, ao mesmo tempo em que determino que sejam prestadas a Ary Valadão todas as homenagens, em reconhecimento à sua trajetória de lutas, abnegação, realizações e amor por Goiás.

À esposa Maria Valadão, aos filhos, netos, bisnetos, demais familiares, amigos e a todo povo goiano expressamos nossa solidariedade e sentimentos.

Que Deus, em sua infinita bondade, possa confortar o coração de todos neste momento de consternação e de tristeza.

Ronaldo Caiado
Governador de Goiás

 

Escrito por: Badiinho Filho – Informações do O Popular