9 de junho de 2020

EM ENTREVISTA, DELEGADO REGIONAL FALA SOBRE DADOS DA SEGURANÇA EM CATALÃO, E DE CASOS POLÊMICOS COMO IASMIM E PRISCILA BRENDA

Dr. Jean Carlos Arruda, delegado da 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Catalão. Foto: Reprodução/Facebook

O delegado Dr. Jean Carlos Arruda, titular da 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Catalão, participou do Boletim de Notícias da TV Sudeste e Blog do Badiinho, onde teve a oportunidade de falar sobre as ações da Polícia Civil na cidade de Catalão e demais cidades que são de competência da 9ª DRP, além de explanar sobre a atuação da Polícia Civil nesse período de pandemia.

Dentre os assuntos abordados na entrevista, estiveram em pauta dois casos que comoveram a cidade de Catalão por decorrência da covardia e brutalidade dos crimes, sendo o caso da garota Iasmim Martins, estuprada e morta com requintes de crueldade em 13 de dezembro de 2013, sendo o corpo encontrado em uma construção no setor Jardim Paineiras.


CASO IASMIM MARTINS

Iasmim Martins, na época com 8 anos de idade, foi estuprada e assassinada com requintes de crueldade. O corpo da criança foi encontrado em uma construção do bairro Jardim Paineira, em dezembro de 2013. Foto: Reprodução

Formalmente esse inquérito foi arquivado em 2019, porque chegou num ponto que se esgotaram todas as medidas investigativas. O arquivamento foi em comum acordo entre Ministério Público (MP/GO) e Poder Judiciário concordaram, porém, esse arquivamento proforma, tanto é que depois disso, já surgiu a situação de um suspeito, que foi feito outro exame”.

“Não paramos de procurar esse suspeito, então, surgiu uma informação nova, e se alguém tiver alguma informação e até hoje não quis falar, estamos totalmente abertos a receber denúncias anônimas, presencial, de qualquer maneira, pois a gente preserva a imagem do denunciante, e temos os números de denúncias que a pessoa pode estar entrando em contato, ou através mesmo do 197”.  

Sobre esse caso, Dr. Jean ainda disse que o caso da Iasmim foi uma investigação muito minuciosa, detalhista, e que foi conduzida pela delegada da mulher, Dra Alessandra Maria Castro, afirmando que o foi possível, dentro das normas, legalidades e da ciência investigativa, foram feitos no caso.

O delegado também afirmou, que entre 25 a 28 exames de DNAs foram feitos em diferentes pessoas suspeitas nesse período, isso em um período de 2013 até o arquivamento do processo, lembrando ainda da prisão de um suspeito logo nos primeiros dias do crime, o qual comprovou-se que o mesmo não teria participado do crime.

De acordo com Dr. Jean, a Polícia Civil tinha uma saída nas mãos, mais que por outro lado não foi possível pegá-la, porque tinha como comprovar o autor pelo exame de DNA, cintando ele um novo exame realizado no final do ano passado, após novas suspeitas, onde foi colhido o material, e que acusou mais uma vez negativo.


CASO PRISCILA BRENDA

Priscila Brenda foi morta em dezembro de 2012, e até hoje o corpo não localizado. Foto: Facebook/Reprodução

Outro caso que também chocou a população da cidade de Catalão, foi o caso da garota Priscila Brenda, na época com 14 anos de idade, ocorrido no dia 11 de dezembro de 2012, no distrito de Pires Belo, município de Catalão.

De acordo com o delegado regional, Dr. Jean Carlos Arruda, esse foi outro caso que exigiu muito trabalho da Polícia Civil de Catalão, sendo necessárias diversas diligências por várias regiões de Catalão e dos distritos, e muitas delas feitas em matas, rios, ou seja, em áreas rurais e de matas fechadas, porém, nesse caso, não foi possível encontrar o corpo da adolescente, mas a Polícia Civil identificou os responsáveis pelo crime da Priscila Brenda.

O delegado disse que eles foram indiciados, ficando presos por algum tempo, mas a Justiça entendeu que eles não precisam ficar presos mais, e hoje respondem em liberdade. A última informação desse caso, é que eles foram pronunciados, sendo uma decisão do Juiz aqui de Comarca, e após isso, eles iriam a julgamentos pelo Tribunal do Júri, porém, processo encontra-se em recurso no Tribunal de Justiça em Goiânia, sendo fase normal do processo.


CASO LATROCÍNIO NA COMUNIDADE CUSTÓDIA

Vítimas: Geraldo Pires de Moura, 85 anos, e suas duas filhas, Maria Marques de Moura, 59 anos e Benedita Marques de Moura, 61 anos. (Fotos: Reprodução/Arquivo pessoal).

Outro caso grave e destacado pelo delegado regional de Catalão, Dr. Jean Carlos Arruda, foi com relação ao caso da comunidade Custódia, onde três idosos, pai e duas filhas foram mortas com requintes de crueldade, crime de latrocínio praticado em janeiro de 2018. Duas pessoas foram presas, mas foram colocadas em liberdade após manobras no processo.

Recentemente, divulgou-se que uma terceira pessoa suspeita de envolvimento no crime havia sido presa em outro Estado, porém, o delegado regional nos disse que realmente um suspeito foi checada as informações de denúncia há cerca de 15 dias em Minas Gerais, mas após realização de exames de outros procedimentos, constatou-se que não se tratava da pessoa envolvida no caso do latrocínio na Custódia, e os três encontram-se foragidos.


CRIMES DE ESTELIONATOS, PRINCIPALMENTE CRIMES CIBERNÉTICOS FORAM OS QUE MAIS SE DESTACARAM EM 2020 EM CATALÃO

O delegado também revelou durante a entrevista, que os crimes que mais se destacaram nesse ano de ano de 2020, foram os estelionatos, principalmente os crimes cibernéticos com várias modalidades e tipos.

Vale a pena você assistir a entrevista completa abaixo:

 

Escrio por: Badiinho Filho