Programa, que conta com a parceria da Anglo American, oferece atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes
Mais de 900 jovens se formaram no PROERD
A Polícia Militar, em parceria com Anglo American, realizou no dia 03 de dezembro mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). 930 alunos de 15 escolas municipais e estaduais de Catalão receberam o certificado de conclusão do programa.
Para Jéssica Lorrainy Alves, da Escola Municipal Nilda Margon Vaz, foi muito importante participar do programa. “Estou muito feliz e emocionada. Com o PROERD eu pude sonhar e ter mais esperança de um futuro melhor para mim e para todas as crianças. E se seguirmos o caminho certo, isso acontecerá”, comenta a adolescente.
Eugênio Santana, pai do formando Raikony Eduardo, espera que o filho seja a partir de agora um multiplicador. “O PROERD é um programa muito bonito, pois trabalha com o futuro do nosso país, com o futuro das nossas crianças. É muito bom ver tanta gente envolvida nesse processo, desde as escolas aos patrocinadores, por um bem único. Espero que o meu filho esteja protegido das drogas e que seja um professor para todas as crianças que ainda não puderam participar”.
Joselito Dásio da Silva, gerente geral de Operações de Nióbio da Anglo American, participou do evento de formatura. “Para nós é um orgulho colaborar com um programa como este. O PROERD é doação, é cuidado. E a Polícia Militar não mede esforços para oferecer a essas crianças”, comenta Joselito.
Formando Raikony Eduardo, na companhia do pai Eugênio Santana
Mais educação e segurança
O PROERD consiste em um esforço cooperativo dos policiais, educadores, pais e comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. O foco principal do programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciam para experimentar álcool, cigarro, drogas ou mesmo se engajarem em atividades violentas.
Por meio de aulas expositivas e estudos de casos, o PROERD beneficia crianças e adolescentes de 9 a 12 anos que estão cursando o 5º ano do ensino fundamental. Além disso, o programa atende também os pais, que participam de um curso com 10 horas aulas, no qual são repassadas orientações e ferramentas que os auxiliam a tratarem do assunto com informações atualizadas.
O conteúdo pedagógico é composto por um livro com 12 lições, aplicadas em sala de aula, uma vez por semana, com auxílio de recursos didáticos, áudios visuais e estudos de casos, buscando orientar os alunos sobre as consequências maléficas do envolvimento com as drogas. São trabalhados também assuntos como resgate de valores, processo de escolha dos amigos e preparação para o modelo de tomada de decisão. Segundo a Polícia Militar o PROERD alcançou 99% de aprovação como melhor modelo de programa de prevenção aplicado nos últimos anos. Com isso, tem conquistado cada vez mais o apoio e a confiança dos pais, alunos e educadores.
“Essa parceria é o resultado de uma ação conjunta, uma força tarefa para oferecermos um futuro melhor para nossas crianças. É melhor investir na prevenção, do que no tratamento. Somos e seremos sempre gratos pelo apoio que recebemos da Anglo American”, afirma o Sargento Wilton Ferreira, coordenador do PROERD.