11 de abril de 2019

CATALÃO-GO: APÓS SER INTERDITADA PELA AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO (ANM), MINERADORA MOSAIC FERTILIZANTES ACIONA PLANOS DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA PARA BARRAGENS DE MINERAÇÃO (PAEBM)

Medida não se faz necessário evacuação da zona de Autosalvamento. Barragem da mineradora Mosaic Fertilizantes, em Catalão-GO, foi interditada pela Agência Nacional de Mineração (ANM) por ela não ter entregado a Declarações de Condição de Estabilidade (DCE) dentro da data limite, que foi no dia 31 de março. Foto: José Veríssimo/Reprodução

Depois de publicarmos aqui na última segunda-feira (08/04), uma matéria a respeito da interdição da barragem de rejeitos da empresa mineradora Mosaic Fertilizantes, promovida pela Agência Nacional de Mineração (ANM), pelo fato da empresa não ter apresentado o laudo técnico que comprova a instabilidade da barragem dentro da data limite, determinada pelo órgão, o Blog do Badiinho recebeu no início da tarde desta quinta-feira (11/04), a informação de que a empresa Mosaic Fertilizantes, teria paralisado suas operações na usina de britagem (Chapadão) por tempo indeterminado, notícia que foi reportada via Whatsapp para a nossa redação.

Após a informação chegar até nós, imediatamente o Blog do Badiinho entrou em contato com a empresa mineradora, que em poucos minutos, esclareceu por meio de nota enviada ao site, que por decorrência de não ter apresentado as Declarações de Condição de Estabilidade (DCE) de suas barragens junto a Agência Nacional de Mineração (ANM) até a data limite, que foi no dia 31 março, a mesma solicitou ao órgão um novo prazo para a apresentação do documento, o que deverá acontecer somente em 30 de abril.  Por este motivo, a empresa acionou os Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) para as barragens BL1 e BR, em Tapira (MG), e BR, em Catalão (GO), no nível 1 de emergência, sem a necessidade de evacuação da Zona de Autossalvamento.

Segundo a empresa mineradora, o pedido de extensão desse prazo foi necessário para que estudos geotécnicos adicionais das empresas especializadas contratadas fossem finalizados, mas que ocorrerá somente no final do mês de abril. Entretanto, até a presente data, os resultados obtidos nas análises não permitiram confirmar a estabilidade das barragens face às novas normas da ANM, publicadas em fevereiro deste ano.

A Mosaic Fertilizantes mais uma vez reafirmou que as barragens não apresentam risco iminente de rompimento. Leia a nota completa:


Comunicado Mosaic Fertilizantes

11 de abril de 2019 – A Mosaic Fertilizantes informa que, previamente à data limite de 31 de Março de 2019 para entrega das Declarações de Condição de Estabilidade (DCE) de suas barragens, a empresa, com a anuência técnica da Agência Nacional de Mineração (ANM), protocolou requerimento para a extensão do prazo de apresentação das Declarações para três de suas barragens.

O pedido de extensão desse prazo foi necessário para que estudos geotécnicos adicionais das empresas especializadas contratadas fossem finalizados, o que ocorrerá em abril. Entretanto, até a presente data, os resultados obtidos nas análises não permitiram confirmar a estabilidade das barragens face às novas normas da ANM, publicadas em fevereiro deste ano.

Por este motivo, a empresa acionou os Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) para as barragens BL1 e BR, em Tapira (MG), e BR, em Catalão (GO), no nível 1 de emergência, sem a necessidade de evacuação da Zona de Autossalvamento.

A Mosaic Fertilizantes possui planos de ação estruturados para obtenção de resultados finais e não medirá esforços para obter as DCEs o mais rápido possível. Os trabalhos de investigação geotécnica, análises com consultores externos e ações de remediação continuarão até as barragens atingirem os novos critérios de segurança.

A empresa está comprometida em assegurar a continuidade das entregas a seus clientes e já possui um plano em curso para, durante esse período, alavancar sua posição de produtora global, importando produtos de suas operações dos Estados Unidos e do Peru, caso necessário.

A companhia reafirma que as barragens não apresentam risco iminente de rompimento e reitera seu compromisso com as comunidades e regiões onde atua, mantendo um diálogo aberto e constante.

 

Escrito por: Badiinho Filho