A greve dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal chegou ao fim nesta terça-feira (29), após 18 dias de mobilização. Em Catalão, as duas agências da instituição, uma na Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar e outra no Centro, retomaram o atendimento aos clientes.
TST determina retomada parcial antes do fim da greve
Na sexta-feira (26), uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou o retorno de 60% dos funcionários às agências a partir de segunda-feira (28). Com isso, as unidades retomaram parcialmente os atendimentos antes do encerramento oficial da paralisação.
Já nesta terça-feira (29), o TST julgou a greve e definiu os pontos relacionados às reivindicações dos trabalhadores.
Entre as decisões, o tribunal manteve o reajuste pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), com acréscimo de 0,6%. Além disso, manteve um amplo conjunto de cláusulas dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) anteriores.
O TST também considerou a greve não abusiva, reconhecendo o movimento como exercício do direito dos trabalhadores.
Saúde Caixa foi um dos principais pontos da greve
O Saúde Caixa, plano de saúde dos empregados da instituição, esteve entre os principais pontos discutidos durante a paralisação.
De acordo com a vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Catalão, Marina Felício Fayad, o TST implantou um novo modelo de custeio apresentado pela empresa e utilizou como referência regras anteriores.
No entanto, segundo a representante sindical, a decisão resolve o impasse imediato, mas não encerra as discussões sobre os desafios estruturais do Saúde Caixa. Por isso, o diálogo entre trabalhadores e empresa deve continuar para buscar soluções de longo prazo para os empregados e para o plano de saúde.
Sindicato cobra aumento no número de funcionários
Além do Saúde Caixa, os trabalhadores também reivindicaram mudanças no quadro de funcionários das agências.
Segundo Marina, o número reduzido de empregados aumenta a sobrecarga de trabalho, principalmente quando a instituição lança novos programas e serviços que exigem maior atuação dos bancários.
A representante do sindicato afirmou que as discussões sobre o tema continuarão após o fim da greve.
Agências retomam atendimento em Catalão
Com o encerramento da paralisação, as duas agências da Caixa em Catalão retomaram normalmente os serviços. Os clientes já podem utilizar os atendimentos disponíveis nas unidades da Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar e do Centro.
Apesar da retomada, o sindicato orienta os clientes a terem paciência nos primeiros dias. Afinal, a greve acumulou uma demanda de atendimentos que pode aumentar o tempo de espera nas agências.
A expectativa é que o fluxo de atendimento volte ao ritmo normal gradualmente nos próximos dias.




