InícioSEGURANÇA PÚBLICAPM realiza simulado contra ataques a instituições financeiras nesta...
- Anúncio -

PM realiza simulado contra ataques a instituições financeiras nesta terça-feira em Três Ranchos

A Polícia Militar de Goiás realiza nesta terça-feira (25) um exercício simulado de enfrentamento a ataques criminosos de grande porte em Três Ranchos, no Sudeste goiano. A ação faz parte do treinamento anual desenvolvido pela corporação nos comandos regionais e busca testar a capacidade de resposta das forças de segurança.

Segundo o comandante do 9º Comando Regional da Polícia Militar (9º CRPM), coronel Henrique Steffri, o exercício vai avaliar equipamentos, planejamento, resposta rápida e integração entre os órgãos de segurança. O cenário reproduzirá uma ocorrência de “domínio de cidades”, modalidade criminosa marcada por ataques realizados por grupos fortemente armados, geralmente contra instituições financeiras.

- Anúncio -

A escolha de Três Ranchos ocorreu, entre outros fatores, pelas características estratégicas do município. A cidade possui diferentes possibilidades de acesso e fuga, tanto por vias terrestres quanto pela área aquática. Dessa forma, o treinamento permitirá testar diferentes estratégias de cerco e resposta policial.

Durante o exercício, moradores poderão ouvir explosões e disparos. No entanto, o comandante reforçou que toda a operação será controlada e que os tiros utilizarão munição de festim.

“É um simulado, tudo controlado pela Polícia Militar”, destacou o coronel, ao pedir tranquilidade à população.

Além disso, o treinamento permitirá testar os protocolos de acionamento e cerco utilizados pelas forças de segurança diante de uma eventual ocorrência real. Conforme Henrique Steffri, exercícios desse tipo mantêm as equipes preparadas para oferecer uma resposta rápida.

Cerco digital também será utilizado

Último simulado realizado em Catalão pelas forças de segurança. Foto: Captura de tela/Vídeo: 9º CRPM

O exercício também contará com o sistema integrado de monitoramento disponível na região. Segundo o comandante, o cerco digital está completo após a instalação de câmeras nos municípios que ainda não possuíam os equipamentos.

A tecnologia permite identificar, em tempo real, veículos que entram nas cidades e auxilia no acionamento das equipes policiais. Posteriormente, as imagens também podem contribuir com investigações da Polícia Civil, permitindo reconstruir trajetos e identificar rotas utilizadas em eventuais crimes.

De acordo com o coronel Henrique Steffri, ações criminosas dessa modalidade não são registradas há anos em Goiás. Ele atribui esse cenário ao treinamento contínuo das forças policiais e ao trabalho de inteligência desenvolvido no Estado.

O simulado desta terça-feira busca, portanto, aperfeiçoar a integração entre as forças de segurança e manter as equipes preparadas para ocorrências de alta complexidade, além de testar os sistemas tecnológicos disponíveis no 9º Comando Regional da Polícia Militar.

Siga e leia a matéria no Instagram do Blog do Badiinho:

Badiinho Moisés
Badiinho Moisés
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -