Moradores e comerciantes do bairro Castelo Branco, em Catalão, enfrentaram mais de 24 horas sem energia elétrica após o temporal que atingiu a cidade na noite de domingo (2). A reportagem da Rádio Cultura esteve no local nesta segunda-feira (3) e ouviu relatos de prejuízos e indignação com a demora no restabelecimento do serviço
Moradores e comerciantes relatam prejuízos

O comerciante Leandro Oliveira, dono de uma casa de carnes, contou que a energia acabou por volta das 18h de domingo e, até o início da noite desta segunda, o fornecimento ainda não havia sido normalizado.
“Perdi mercadoria e venda o dia todo. Não tem como trabalhar sem energia. Liguei para a Equatorial, mas a resposta é sempre a mesma: estão trabalhando, mas sem previsão”, afirmou.
Enquanto isso, a moradora Simone, que vive na Rua 106, relatou que perdeu todos os alimentos das duas geladeiras de casa.
“As duas geladeiras descongelaram totalmente. A gente liga lá e eles dizem que não sabem o que aconteceu. Falam que vão resolver, mas já faz quase 24 horas e nada”, lamentou.
Por outro lado, o morador Júlio Nogueira criticou a situação e cobrou mais agilidade da empresa.
“Isso é inadmissível para uma cidade do porte de Catalão. Desde ontem estamos sem energia e o prejuízo é grande. É preciso que a empresa tome providências”, desabafou.
De acordo com os moradores, esse tipo de interrupção prolongada tem se tornado recorrente. Mesmo sem chuva, já teriam ocorrido cortes semelhantes nas últimas semanas, o que aumenta a insatisfação da comunidade.

Nota da Equatorial Goiás
Em nota, a Equatorial Goiás informou que segue em operação para normalizar o fornecimento de energia aos clientes afetados pelo temporal desta segunda-feira (3) nas cidades de Catalão, Morrinhos, Itumbiara e região. As fortes chuvas, acompanhadas de ventos intensos, danificaram postes, cabos e transformadores.
Contudo, segundo a empresa, grande parte dos equipamentos já foi substituída.
Além disso, a distribuidora destacou que mantém equipes mobilizadas até a completa recuperação do sistema elétrico, prevista ainda para esta segunda-feira. A companhia reforçou que não medirá esforços para restabelecer o serviço o mais rápido possível, inclusive nas áreas rurais, onde o acesso é mais difícil por conta de estradas danificadas e porteiras trancadas.
Orientações de segurança
A Equatorial também aproveitou para reforçar orientações de segurança à população durante tempestades:
-
Evite contato com eletricidade e desligue aparelhos das tomadas durante descargas elétricas;
-
Mantenha distância de cabos rompidos e comunique imediatamente a distribuidora ou o Corpo de Bombeiros (193);
-
Evite se abrigar sob árvores, marquises ou estruturas metálicas;
-
Caso esteja dirigindo, permaneça dentro do veículo, pois os pneus funcionam como isolantes;
-
Em casos de alagamento, desligue o disjuntor e procure um profissional antes de religar o sistema.
Previsão do tempo
Por fim, o Climatempo prevê que as chuvas intensas e rajadas de vento devem continuar nos próximos dias na região. Isso pode causar novos danos na rede elétrica. Ainda segundo a Equatorial, equipes de plantão e sistemas de monitoramento ativo permanecem de prontidão para responder rapidamente a qualquer nova ocorrência e minimizar os impactos à população.






