O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) pediu que deputados e senadores votem contra a Medida Provisória (MP) 1303, enviada pelo governo Lula. A proposta altera regras do IOF e de outros tributos. Para o governador, a medida desrespeita quem produz no país e beneficia gastos populistas.
Nas redes sociais, Caiado criticou a MP de forma direta. “Votar a favor da MP 1303 é votar para aumentar impostos e dar um presente de R$ 30 bilhões para o governo Lula torrar em 2026 — com mais medidas populistas e irresponsáveis. O Brasil não precisa de mais impostos. Precisa de respeito com quem produz”, escreveu.
A MP, criada pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), muda a forma de tributar investimentos financeiros e ativos virtuais. Além disso, define novas alíquotas de Imposto de Renda para investidores de diferentes perfis.
O governo precisa aprovar o texto até as 23h59 desta quarta-feira (8/10). Caso contrário, a medida perde validade. A votação ocorre sob forte tensão política, já que parte do centrão e a bancada ruralista resistem à proposta. Na terça-feira (7/10), a comissão mista aprovou o texto por apenas um voto de diferença — 13 a 12.
Se o Congresso rejeitar a MP, o governo Lula acumulará uma derrota importante e deixará de contar com uma receita estimada em R$ 30 bilhões para o orçamento de 2026. Por outro lado, produtores e parlamentares contrários à proposta veem a possível rejeição como uma vitória para o setor produtivo.






