Após cinco dias de viagem por estradas brasileiras, o Vox Patris, maior sino que badala do mundo, chegou ao estado de Goiás. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a peça fez uma parada em um posto de combustíveis em Cristalina, no Entorno do Distrito Federal. Em seguida, o sino seguiu até o posto da PRF em Santa Maria, próximo a Luziânia.
Assim, a próxima etapa da viagem acontece sem paradas para exibição pública. Dessa forma, o Vox Patris deve atravessar Goiânia e seguir direto para Trindade, onde será instalado no Novo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Portanto, a chegada está prevista para o dia 1º de junho.
Trajeto internacional e histórico
A jornada do Vox Patris começou no dia 11 de abril, na cidade de Gdansk, na Polônia. Assim, o sino percorreu mais de 10 mil km até chegar ao Brasil, desembarcando no porto de Santos (SP).
De lá, iniciou-se o transporte por rodovias até o destino final. Segundo a assessoria da Basílica, o sino passou por cidades como Formiga e Carmo da Cachoeira, ambas em Minas Gerais. No dia 27 de maio, a peça chegou a Lagoa Grande (MG), restando cerca de 900 km até sua chegada em Goiás.
Além disso, na noite desta quarta-feira (29), a Basílica divulgou a rota atualizada da viagem:
Itinerário do sino Vox Patris:
-
24/05 – Santos (SP)
-
26/05 – Formiga (MG)
-
27/05 – Carmo da Cachoeira (MG)
-
29/05 – Luziânia (GO)
-
01/06 – Trindade (GO)
Conheça o Vox Patris: uma obra de arte e fé
Fabricado em Cracóvia, na Polônia, o Vox Patris possui 4 metros de altura e pesa impressionantes 55 toneladas. O sino é composto por 78% de cobre e 22% de estanho, e carrega um forte simbolismo religioso.
O artista plástico Silvio Morais foi responsável por decorar a peça com imagens fundidas em sua parte externa. As cenas representam a história da Santíssima Trindade e da devoção goiana ao Divino Pai Eterno.
“Eu criei cenas desde o encontro da medalha até a construção da nova Basílica. Há referências aos lavradores, animais e plantas do Cerrado”, explicou o artista.
Produção marcada por desafios
A fabricação do Vox Patris foi concluída em 2017. No entanto, a finalização de peças complementares — como as estruturas de sustentação — estendeu-se até 2023. Porém, a entrega foi adiada por diversos fatores, incluindo a pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia.
Agora, com a chegada iminente em Trindade, a expectativa cresce entre fiéis e visitantes. Portanto, o sino será uma das grandes atrações do Novo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, símbolo da fé e da cultura religiosa em Goiás.
Com informações do G1 Goiás






