Governo de Goiás busca consolidar chegada de montadora chinesa e destaca incentivos fiscais e estrutura logística
O Governo de Goiás deu mais um passo importante para atrair a instalação da GAC Motors no estado. A empresa é a sexta maior montadora de veículos da China e anunciou oficialmente sua entrada no mercado brasileiro na última semana.
Na sexta-feira (23/05), o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Santana Braga Filho, representou o governador Ronaldo Caiado no evento de lançamento da marca, realizado em São Paulo. Na ocasião, ele entregou ao CEO da GAC, Alex Zhou, uma carta do Governo de Goiás, destacando os benefícios fiscais e logísticos oferecidos pelo estado.
Catalão é forte candidata a sediar nova fábrica

Durante o anúncio feito pela montadora, em parceria com o presidente da República e o presidente da China, Xi Jinping, foi mencionado o interesse direto da empresa em se instalar no município de Catalão. A proposta prevê um investimento superior a R$ 7 bilhões, com possibilidade de gerar mais de 7 mil empregos diretos e indiretos.
Além disso, o secretário ressaltou que esse pode ser um dos maiores aportes financeiros recebidos por Goiás nas últimas duas décadas.
Leia também:
-Lula confirma instalação da GAC Motor em Catalão (GO)
Estado aposta em logística e incentivos
No evento, Joel Santana também se reuniu com Zhang Guanghua, presidente do Bank of China. Durante o encontro, ele reforçou que Goiás oferece uma das políticas fiscais mais atrativas do Brasil, especialmente para o setor automotivo.
Além dos incentivos estaduais, o estado também conta com os benefícios do regime automotivo federal. Por isso, Goiás surge como uma opção estratégica para a instalação da nova planta da GAC.
Outro ponto destacado pelo secretário foi a localização geográfica privilegiada. O Porto Seco de Anápolis, por exemplo, pode facilitar a entrada e a distribuição dos veículos da GAC Motors pelos principais corredores logísticos do país.
GAC pode ocupar atual planta da Mitsubishi
A fábrica da GAC Motors pretende focar na produção de modelos híbridos e elétricos. Há ainda a possibilidade de que a nova operação utilize a estrutura já existente do complexo da HPE Automotores, responsável atualmente pela produção de veículos da Mitsubishi em Catalão.
Por fim, Joel Santana afirmou que o governo goiano segue empenhado em concretizar esse investimento internacional. “Estamos trabalhando com dedicação para transformar esse projeto em realidade, gerando emprego e renda para os goianos”, concluiu.






