19 de dezembro de 2018

49ª SESSÃO DA CÂMARA DE CATALÃO MAIS UMA VEZ MARCADA POR BATE-BOCA E TROCA DE ACUSAÇÕES ENTRE VEREADORES

Mais uma vez a sessão parlamentar da Câmara Municipal de Catalão foi marcada pelas discussões em torno da eleição que definirá a nova mesa diretora daquela Casa de Leis.

Na 49ª Sessão Ordinária, na qual era prevista que fosse realizada a eleição interna para escolher o novo presidente da Câmara, o que não aconteceu, pois horas antes, o atual presidente havia enviado um ofício aos 17 parlamentares informando que a mesma seria realizada na quinquagésima sessão especial, marcada para às 13h30 de amanhã, quinta-feira (20), no Plenário Júlio Pinto de Melo.  

Não teve eleição para definição de quem será o comandante do parlamento, no entanto, os vereadores discutiram por mais de uma hora sobre o tema, e em alguns pontos da discussão o clima ficou mais quente do que o sol escaldante nos últimos dias em Catalão, com troca de acusações entre os envolvidos na eleição. Vereador Caçula (MDB), que é candidato a presidente, afirmou que na eleição passada para a escolha do presidente Deusmar, o mesmo disse que na época teve que pagar R$ 170 mil para obter o voto do Marcão da Coruja (PRP). Ouça o áudio da fala do vereador Caçula:

Após a fala de Caçula, o vereador Sousa Filho fez uma postagem em uma de suas contas no Facebook, sobre a declaração de Caçula, a qual foi apagada horas depois.

Posterior a isso, o vereador da oposição, Arcilon Sousa Filho (PSD) e Deusmar Barbosa trocaram farpas, isso após Deusmar falar genericamente que ficou sabendo de um caso não revelado por completo e sem dar nomes, mas que envolveria a esposa do vereador Sousa Fillho e um veículo. Sousa Filho rebateu as acusações, pedindo que Deusmar desse o nome da pessoa em plenário que fez as acusações, o que não aconteceu, Sousa chamou Deusmar de mentiroso e disse que não seria verdade a história apresentada por ele.

Outro tema que foi debatido entre os vereadores, foi o extravio das cestas básicas na Secretaria de Ação Social, ocorrida no final do mês de setembro, caso que foi denunciado na Câmara de Catalão.

Depois de mais de 1h de clima tenso, os projetos a serem deliberados e votados pareciam terem ficado em segundo plano. O que mais se destacou  foi o Projeto da construção do Arco Viário, a ser construído na BR 050 do trevo do DIMIC até a Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar, que segundo o vereador Cláudio Lima (MDB), deve ser votado até a próxima sessão, pois caso não aconteça, não será possível incluí-lo no orçamento do próximo ano. A votação do Projeto foi adiado após um pedido de vista feito pelo vereador Luiz Pamonheiro (PRP) e após o vereador Marcelo Mendonça (REDE) ter sugerido uma discussão mais ampla, devido os impactos ambientais e a desapropriação de 27 sitiantes nas imediações que serão desapropriados com a construção do Arco Viário. Ao todo, estavam em pauta 10 Projetos de Lei, uma Emenda Aditiva e outra Emenda Supressiva na última sessão parlamentar.

Com certeza, amanhã, quinta-feira (20), a sessão parlamentar promete ser quente e você poderá acompanhar tudo na transmissão ao vivo que faremos em nossa Fan Page – Blog do Badiinho.

 

Escrito por: Badiinho Filho