30 de dezembro de 2017

24 homicídios foram registrados na cidade de Catalão em 2017, mas tráfico de drogas é o maior gargalo da Segurança Pública

Delegado Regional de Catalão, Jean Carlos Arruda, disse que 70% dos casos foram esclarecidos pela Polícia Civil. Foto: Arquivo/B.B

O ano de 2017 até a publicação desta matéria está terminando com 24 homicídios em Catalão, números bem inferiores quando comparados com os de 2016. No passado, foram 41 pessoas assassinadas em nossa cidade.

No dia 13 de novembro, o Blog do Badiinho havia feito um balanço dos crimes de assassinato na cidade, o qual teve o acréscimo de mais um homicídio. Destes 24 homicídios registrados em 2017, mais de 70% dos casos já foram esclarecidos pela Polícia Civil, revelou o delegado de polícia responsável pela 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil, localizada na cidade de Catalão.

O último homicídio foi registrado na semana passada, no dia 21 de dezembro, quando Douglas Florêncio da Silva, 22 anos de idade, estava em um estabelecimento comercial no Setor Aeroporto, conhecido como Boate Azul, onde foi baleado por dois rapazes que estavam em uma motocicleta de cor vermelha, os quais chegaram atirando na vítima.

O jovem foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por pessoas que estavam no local, mas transferido posteriormente para a Santa Casa de Misericórdia, onde faleceu no dia 24 de dezembro.  

2016


Homicídios: 41

75% esclarecidos

Latrocínio (roubo seguido de morte): 3

100% esclarecidos

Morte em presídio: 1

100% esclarecido

2017

Homicídios: 23

72,5% esclarecidos

Latrocínio (roubo seguido de morte): 1

100% esclarecido

Morte em presídio: 2

50% esclarecido

Esclarecidos 2016 e 2017: a Polícia Civil indiciou os autores dos crimes e encaminhou inquérito concluído para Poder Judiciário.

 

Destaque da Folha de São Paulo

O Jornal Folha de São Paulo, publicou um matéria a respeito da instalação de membros da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) na Unidade Prisional de Catalão, fazendo com que o tráfico de drogas ficasse especializado na cidade.

A matéria relacionada à criminalidade na considerada pequena e pacata cidade para os enviados da Folha de SP a Catalão, destacou um triplo homicídio ocorrido em 10 de junho de 2016 no Bairro Jardim Catalão, onde uma idosa de 70 anos de idade, um homem de 44 e outro de 38 anos de idade, foram assassinados por traficantes. Uma mulher que sobreviveu, segundo a reportagem da Folha, teria arrancado o telhado para pagar uma dívida de R$ 300 reais para traficantes.


Releiam a matéria

Cidade de Catalão destacada em série especial da Folha de São Paulo: MATANÇA NO INTERIOR

Escrito por: Badiinho Filho 

Foto: Reprodução