7 de fevereiro de 2013

13 cidades de Goiás terão no Carnaval "O Balada Responsável"

O Detran, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, levará o programa Balada Responsável a 13 municípios goianos durante o feriadão de Carnaval. Na próxima sexta-feira, dia 8, às 14 horas, as equipes que atuarão na educação para o trânsito e na fiscalização se concentrarão no pátio do Detran, de onde saem com destino às cidades turísticas do Estado.

Cerca de 350 profissionais entre funcionários do Detran e policiais militares vão trabalhar neste período. Para a fiscalização, o Detran vai disponibilizar 160 bafômetros. Inicialmente, o Balada Responsável atuará em Goiânia, Anápolis, Senador Canedo, Trindade, Aparecida de Goiânia, Aruanã, cidade de Goiás, Caldas Novas, Jaraguá, Goianésia, Porangatu, Pirenópolis e Uruaçu. Este último, segundo o Observatório da Mobilidade e Saúde Humana, possui um dos mais altos índices de mortes no trânsito do Estado.

A orientação do Detran é que os motoristas evitem viajar à noite, tomem cuidado com a pista molhada, respeitem a sinalização de trânsito e, principalmente, não dirijam após a ingestão de bebidas alcoólicas. O motorista que for flagrado conduzindo veículo sob o efeito de álcool recebe punição administrativa ou é enquadrado em crime de trânsito.

A Operação Carnaval será realizada de sexta-feira, dia 8, até a manhã de quarta-feira, dia 13. Durante esses cinco dias, foliões e condutores serão orientados sobre os riscos da combinação álcool e direção e sobre as mudanças na Lei Seca que, com a publicação da Resolução nº 432 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ocorrida no último dia 29 de janeiro, ficou mais rigorosa, pois estabelece a tolerância zero. Agora, o motorista poderá ser punido se o teste do bafômetro detectar qualquer concentração de bebida alcoólica no organismo.

O trabalho será realizado em duas vertentes. A primeira é constituída por educadores de trânsito. Equipes percorrerão os locais de concentração de foliões para orientar e distribuir material educativo. A segunda é a fiscalização, que consiste na realização de blitze. Além da fiscalização do cumprimento da Lei Seca, também são verificadas as documentações do veículo e do condutor.

Punição
Com as mudanças na lei, se o condutor fizer o teste do bafômetro e o aparelho detectar valor igual ou superior a 0,05 miligramas por litro de ar, ele será autuado conforme o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já nos exames de sangue a tolerância é zero. Na autuação administrativa, o condutor terá que pagar multa no valor de R$ 1.915,40 (podendo dobrar em caso de reincidência em um ano), terá a CNH recolhida e responderá processo que pode resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir. O veículo também fica retido até que seja apresentado um outro motorista, devidamente, habilitado.

A resolução também estabelece que, caso seja constatado pelo bafômetro valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar (descontada a margem de erro) ou se o exame de sangue marcar resultado igual ou superior a seis decigramas de álcool por litro de sangue (6 dg/L), o motorista será enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele será preso em flagrante, podendo pegar de seis meses a três anos de detenção.

Fonte: Mais Goiás