
Madrugada de 02 de agosto de 1998, final de festa da PecuĂĄria de CatalĂŁo, neste dia, hĂĄ exatos 20 anos atrĂĄs, foi assassinado em sua casa, no Bairro Vila Margon, setor nobre de CatalĂŁo, EurĂpedes Pereira Ferreira, mais conhecido como âOripĂŁo de TrĂȘs Ranchosâ.
O Blog do Badiinho sempre faz publicaçÔes nas vĂ©speras da celebração da morte trĂĄgica de um dos maiores Ăcones da polĂtica de CatalĂŁo e de GoiĂĄs, atĂ© que no ano passado, quando em reuniĂŁo com o publicitĂĄrio NĂĄvio LeĂŁo, proprietĂĄrio da N2 Comunicação, da Produtora Canal 17 e TV Sudeste, o blogueiro Badiinho Filho, sugeriu ao especialista em documentĂĄrios, a elaboração de um material especial para relembrar a população catalana dos 20 anos da morte de EurĂpedes Pereira Ferreira, sugestĂŁo que foi prontamente acatada por NĂĄvio LeĂŁo.

O vĂdeo documentĂĄrio com 12 minutos e 22 segundos, traz depoimentos com diversas personalidades, as quais vivenciaram a tragĂ©dia na Ă©poca, algumas dessas pessoas entrevistadas eram bem prĂłximas de âOripĂŁoâ.
âSolidĂĄrio, carismĂĄtico, autĂȘntico e ousado, estamos falando de EurĂpedes Pereira, o âOripĂŁoâ de TrĂȘs Ranchos, como ficou conhecidoâ. Assim começa a narrativa do documentĂĄrio apresentado por Ingrid Iara, da Produtora Canal 17 e TV Sudeste.
Foram entrevistadas 12 pessoas, sendo elas: Aguinaldo Gonçalves Mesquita (ex-prefeito de CatalĂŁo), Jardel Sebba (ex-prefeito de CatalĂŁo e, na Ă©poca era secretĂĄrio de agricultura de EurĂpedes), Haroldo Calaça Coelho (ex-vereador e ex vice-prefeito de TrĂȘs Ranchos), Hugo Deleon de Carvalho (atual prefeito de TrĂȘs Ranchos), Emival Mamede LeĂŁo (ex-vereador de CatalĂŁo e professor universitĂĄrio) AntĂŽnio Abadio (mĂ©dico) Luiz Carlos Dahas (advogado) e Manoel JanuĂĄrio (advogado), Arcilon Sousa Filho (vereador), Cairo Roberto Batista (ex-presidente da ACIC/CDL no ano de 1998), Luciano InĂĄcio ( filho do ex-vereador Itelvino JoĂŁo InĂĄcio) e Dr. Marcus VinĂcius Ayres Barreto ( Juiz de Direito da Comarca de CatalĂŁo, responsĂĄvel pelo caso na Ă©poca).

âĂ um dos poucos processos que ocorreram aqui na Comarca, cuja a vĂtima era de expressĂŁo polĂtica, uma pessoa pĂșblica. No caso especĂfico, da vĂtima EurĂpedes, vĂĄrias vertentes da investigação foram exploradasâ, disse o Juiz de Direito, responsĂĄvel pelo caso na Ă©poca, Dr. Marcus VinĂcius Ayres Barretos.
Na Ă©poca, trĂȘs pessoas foram apontadas pelo assassinato do polĂtico
âTrĂȘs deles foram denunciados pelo MinistĂ©rio PĂșblico, a denĂșncia foi recebida em relação aos trĂȘs, mas lamentavelmente sĂł dois deles que foram localizados e presos, o terceiro nĂŁo. Esse Ă© mais um, das dezenas, milhares, centenas de crimes sem solução, sem autoria definida, ou autoriasâ, concluiu o Juiz de Direito, Marcus VinĂcius Ayres Barreto, responsĂĄvel pelo caso na Ă©poca.
Outro ponto que chama a atenção no documentĂĄrio, foi o depoimento de Luciano InĂĄcio, filho de Itelvino JoĂŁo InĂĄcio, na Ă©poca, vereador em exercĂcio. Luciano saiu em defesa do legado de seu pai, que alĂ©m de vereador, foi tambĂ©m, empresĂĄrio no ramo de relojoaria, presidente da ACIC/CDL e VenerĂĄvel de uma Loja MaçÎnica na cidade de CatalĂŁo.
Assistam o vĂdeo documentĂĄrio:Â
Escrito por: Badiinho FilhoÂ
Fotos e vĂdeo: ReproduçãoÂ





