25 de janeiro de 2013

IML de Catalão libera Laudo de mulher que morreu no presídio

Entrega do laudo

Na data do dia 22 de janeiro de 2013, terça-feira, o Instituto de Medicina Legal da Polícia Técnico-Científica de Catalão-GO liberou o Laudo de Exame Cadavérico de Bianca Conceição dos Santos, a qual morreu na Unidade Prisional no domingo (13) por ocasião de uma visita ao marido que estava preso. O referido laudo foi entregue ao Delegado de Polícia Civil Vagner Sanchez Pedroso pelas mãos do Diretor do 8º Núcleo Regional de Polícia Técnico-Científica (8º NRPTC) César Augustus Lima.

Segundo o Laudo elaborado pelo Médico Legista Flávio José Teles de Morais, foi encontrado um corpo estranho (substância em saco branco) ocluindo a hipofaringe. Tal vestígio material associado a outros sinais cadavéricos permitiram concluir que a causa morte foi asfixia por obstrução mecânica das vias aéreas.

Tecnicamente, processos de asfixia podem gerar agitação psicomotora em decorrência da anóxia (falta de oxigênio no organismo), levando um indivíduo à queda e, consequentemente, contusão de sua própria face, o que explicaria as lesões na face de Bianca Conceição. O Laudo foi contundente: “não foram visualizados sinais típicos de espancamento, haja vista a integridade do crânio e demais estruturas corpóreas”.

Segundo o Delegado Vagner Sanchez Pedroso, titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Catalão, foi instaurado inquérito para apurar os fatos. “O laudo, ao determinar a causa da morte de Bianca Conceição, contribuirá na elucidação do caso” – acrescenta a Autoridade Policial. Conforme o Diretor do 8º NRPTC César Augustus Lima, este laudo será encaminhado às Autoridades competentes com o intuito de colaborar nas investigações. “É importante ressaltar que o Laudo Cadavérico será de suma importância no direcionamento das investigações. Contudo, é apenas parte de um conjunto de provas materiais que está sendo elaborado pela Polícia Científica. O Perito Criminal Almir Afonso, responsável pelo caso, ainda emitirá seu posicionamento técnico sobre os estudos realizados no local. Análises preliminares da substância encontrada na hipofaringe da vítima, realizada por este Perito, detectaram a presença de cocaína. Agora, no que tange às investigações da Polícia Científica, resta aguardar o laudo dos exames realizados in loco” – esclarece o Diretor.

 

Wellington Guimarães

Assessoria de Comunicação do 8º NRPTC/Catalão-GO