22 de julho de 2021

CORPO DE BOMBEIROS DE CATALÃO AGORA CONTA COM ESPECIALISTA EM PILOTAGEM DE DRONE

Sargento Luís Cláudio Santana, durante o curso de especialização em pilotagem de Aeronaves Remotamente Pilotadas (CPAR), os conhecidos drones, em Goiânia, capital de Goiás. Foto: CBMGO/Divulgação.

O 10º Batalhão Bombeiro Militar (10º BBM) de Catalão agora conta com um especialista em Aeronaves Remotamente Pilotadas (CPAR), os conhecidos drones, trata-se do 1º Sargento Luís Cláudio Santana, que participou neste mês do curso de especialização do equipamento, realizado em Goiânia neste mês de Julho pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás (CBM-GO).

De acordo com o Sargento Santana, no Corpo de Bombeiros, o drone é utilizado para o todo tipo de situações, como incêndio e vegetação, defesa civil, busca e salvamento de pessoas, busca e salvamento náuticas, mapeamento de áreas de risco, dentre outras ocorrências. Em Catalão, ele é o único especializado na corporação para operar o equipamento.

O Sargento Santana, do 10º BBM de Catalão, disse que o Batalhão dos bombeiros de nossa cidade, detinha de equipamento, mas que foi extraviado no curso anterior, afirmando ele que o batalhão já está em processo de aquisição de outro equipamento moderno, que vai auxiliar nas ocorrências de nossa de cidade e da nossa região.

1º Sargento do Corpo de Bombeiros de Catalão, Luís Cláudio Santana, será o responsável pela pilotagem de drones em ocorrências em nossa cidade e em nossa região. Foto: Arquivo pessoal/Reprodução.


FORMATURA FOI REALIZADA NA ÚLTIMA TERÇA (20), EM GOIÂNIA

Foto: CBMGO/Reprodução

O Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás (CBM-GO) promoveu na manhã da última terça-feira (20), a formatura do curso de especialização de piloto de Aeronaves Remotamente Pilotadas (CPAR), os conhecidos drones. A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral da corporação, Esmeraldino Lemos, e foi realizada no pátio do 1º Batalhão Bombeiro Militar, em Goiânia.

Além de bombeiros militares, a turma contou com a participação de servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD), e de militares da Polícia Militar.

O evento também contou com uma homenagem aos bombeiros militares que foram empenhados na operação pela captura do criminoso Lázaro Barbosa, ato esse, que foi uma forma do comando-geral reconhecer e agradecer, todo o trabalho que cada bombeiro militar executou na missão que durou 20 dias.

“O uso de drones nas operações bombeiro militar tem se mostrado extremamente eficiente, e a capacitação de novos profissionais na área, é uma forma de reforçar a qualidade do serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros de Goiás a todos os goianos”, disse Esmeraldino Lemos, comandante geral da corporação dos bombeiros em Goiás.

 

Escrito por: Badiinho Filho