• 64 99927 3817
anuncie

15 de abril de 2020

EM CATALÃO, TRÊS PESSOAS TESTARAM POSITIVO PARA COVID-19 EM TESTES RÁPIDOS; CONTRAPROVA SERÁ FEITA PELO LACEM, EM GOIÂNIA, E CASOS AINDA SÃO CONSIDERADOS COMO SUSPEITOS

Imagem de teste rápido. Foto: Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (15), foi divulgado mais três casos de pessoas que possivelmente possam ter contraído o novo coronavírus/covid-19 na cidade de Catalão. Os três possíveis novos casos, foram confirmados por meio de realização de testes rápidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no dia de ontem, terça-feira (14).

O Badiinho entrou em contato com Secretário de Saúde do município, Velomar Rios, que confirmou os três casos, sendo em um homem de 55 anos de idade que esteve em Goiânia recentemente, e em outras duas mulheres, sendo uma de 46 anos e outra com 31 anos de idade. Duas dessas pessoas fizeram os testes ontem, e a terceira pessoa, realizou o teste na manhã desta quarta-feira (15), todas elas na UPA.

O Secretário explicou também, que essas três pessoas testadas, fazem parte das 13 que estavam sobre suspeitas clínicas anteriormente. Também foi explicado que os testes rápidos não poderão serem tratados como casos positivos, até que a Secretária Estadual de Saúde reconheça os testes, e defina parâmetros para as classificações de casos positivos.

Velomar ainda disse ao Badiinho, que todos os casos de pessoas que passarem pelos testes rápidos, e que forem confirmados, serão adotados os protocolos do Ministério da Saúde, como monitoramento do núcleo epidemiológico, incluído quarentena e monitoramento do paciente e de pessoas que tiverem contato com os testados positivos.

Leia a nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde de Catalão na manhã dessa quarta-feira (15):

 
ATUALIZAÇÃO| A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que hoje (15), foram descartados onze casos de suspeita de Coronavírus na cidade.

Entretanto, três suspeitos testaram positivo para a COVID-19, após realizarem o teste rápido. São eles:

– 01 homem de 55 anos de idade;

 -02 mulheres, uma de 31 anos e a outra de 46 anos de idade.

Esses três casos acima vão cumprir protocolo preconizado pela Organização Mundial de Saúde: quarentena, isolamento social e monitoramento por parte do grupo de vigilância epidemiológico. Tanto o paciente quanto as pessoas contactadas pelo mesmo, serão monitoradas.

Assim, de acordo com a atualização, 42 (quarenta e dois) casos já foram descartados e hoje temos 03 (três) casos suspeitos, entretanto, ambos testados positivos através do teste rápido e 01 (um) confirmado, porém curado, em Catalão.

Lembrando que, só serão divulgados casos de suspeita de Coronavírus, quando a Secretaria Municipal de Saúde for notificada oficialmente pela unidade ao qual recebeu o paciente.

SECOM – Prefeitura de Catalão

 

Escrito por: Badiinho Filho