• 64 99927 3817
anuncie

16 de março de 2020

PANDEMIA: PREFEITURA DE CATALÃO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NA SAÚDE PÚBLICA E FAZ ANÚNCIO DE DIVERSAS AÇÕES PREVENTIVAS, AFIM DE EVITAR PROLIFERAÇÃO DO CORONAVÍRUS

CORONAVÍRUS – COVID-19| Como anunciado aqui na manhã desta segunda-feira (16/03), as autoridades de saúde do município de Catalão, na presença do Prefeito Adib Elias, concederam uma entrevista coletiva no período da tarde, para anunciar algumas medidas a serem tomadas, via Decreto, afim de conter a disseminação do novo coronavírus/covid-19 na cidade de Catalão de Catalão.

Além do prefeito, estiveram presentes na coletiva de imprensa realizada no auditório da prefeitura, o Secretário de Saúde do município, Velomar Gonçalves Rios, o Médico Infectologista Dr. Fernando Nero Tristão, do Médico e diretor técnico da Secretaria de Saúde do município, Dr. Roberto Antônio Marot, o Promotor de Justiça da área da saúde, Dr. Fernando Gomes Rosa, e o vice-prefeito da cidade, o também Médico Dr. João Sebba.

No Decreto assinado pelo prefeito de Catalão, destaca-se a suspensão de aulas e atividades nas escolas e creches do município, inclusive no Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz (CCPA), na Secretaria de Esportes, e no Centro Cultural Maria das Dores Campos.  Interrupção nas atividades do Centro de Convivência da Terceira Idade, mudanças nos atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), unidades hospitalares públicas e privadas, suspensão de eventos e atividades que gerem aglomerações de pessoas, como por exemplo, shows, feiras e seminários, dispensa de servidores a partir de 70 anos, ou aqueles que chegaram de viagem, principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro.

O Decreto também paralisa o transporte de pessoas por meio de vans, que fazem tratamento de saúde em Goiânia e em outros Estados. Os únicos pacientes que serão transportados, serão aqueles que fazem tratamento contra o câncer (Radioterapia e Quimioterapia). O mesmo acontecerá na Casa de Apoio de Catalão, em Goiânia, que receberá apenas pacientes portadores de câncer ou casos de extrema gravidade.

Também é destacado no Decreto assinado pelo Prefeito Adib Elias, a criação de pontos de atenção aos casos respiratórios na Santa Casa de Casa de Catalão, e nos dois hospitais particulares da cidade. Isolamento aos doentes crônicos, principalmente aos idosos, a ser feito por meio de levantamento de dados. É solicitado também, o chamamento de Médicos da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) para atendimentos, e a suspensão de férias e licenças dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

Os atendimentos eletivos em todas as unidades públicas de Catalão, não terão prioridades, dando espaço para os casos de pessoas que apresentarem qualquer tipo de insipiência respiratória.

Coletiva de impresa reuniu o prefeito Adib Elias e autoridades da área da saúde pública de Catalão, os quais anunciaram diversas medidas para conter a proliferação do novo coronavírus/covid-19. Foto: Badiinho Filho


Leia o Decreto Municipal 2040, do dia 16 de Março de 2020:

 

Escrito por: Badiinho Filho