• 64 99927 3817
anuncie

31 de janeiro de 2020

MESMO COM SITUAÇÃO CONTROLADA, ESTADO DE ATENÇÃO NA REPRESA DO CLUBE DO POVO SERÁ MANTIDO ATÉ A PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (04/02)

Foto: Facebook – Pref. Catalão/Reprodução

O Blog do Badiinho entrou em contato com o Secretário Municipal do Meio Ambiente de Catalão, Silas Tristão, afim de colher novas informações a respeito do trabalho de drenagem na represa do Clube do Povo, que se fez necessário desde a tarde da última quarta-feira (29), em decorrência de um temporal que caiu na cidade pela madrugada, provocando o rompimento de três represas na região sudeste da cidade, provocando o transbordamento de outras três represas, sendo elas; represa do Residencial Campo Belo, Represa da Bica e a represa do Clube do Povo.

Imagem divulgada pela Prefeitura de Catalão na última quarta-feira (29), mostra a localização exata das represas que se romperam durante o temporal. Foto: Reprodução


Veja o vídeo do início início da drenagem na represa do Clube do Povo:

De acordo com Silas Tristão, o estado de atenção será mantido até a próxima terça-feira, 4 de fevereiro, inclusive com os equipamentos montados na represa do Clube do Povo, a qual, foi feita a drenagem com duas tubulações de 22 polegadas e com o auxílio de uma bomba de alta-pressão, cedidos pela Mineradora Moseic Fertilizantes. Segundo Silas Tristão, neste momento, a drenagem continua operando apenas com uma tubulação, até baixar o nível da vasão normal, fazendo com que a represa do Clube do Povo se torne uma espécie de pulmão, podendo absorver e conter a vazão em uma eventual chuva forte que possa ocorre nos próximos dias.

O Secretário de Meio Ambiente também afirmou ao nosso site, que outras duas represas que necessitam de maior atenção, estão sendo monitoradas, sendo elas, sendo uma do curso da nascente do Pirapitinga, próxima ao Residencial Campo Belo e Florença, e a segunda, no Córrego do Caçador, próximo ao Loteamento Itália.

Silas Tristão disse ainda, que já está em processo de contratação, que inclusive o processo já está no departamento de licitações da Prefeitura, uma empresa especializada em drenagens, afim de realizar estudos técnicos para que possam ser feitos os devidos apontamentos do que deverá ser feito nas represas da malha urbana, cujo os objetivos serão corrigir possíveis danos estruturais nas represas de áreas públicas e nas áreas particulares.

O responsável pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão (SEMMAC), também aproveitou o espaço para agradecer o Comandante do 10º Batalhão de Bombeiro Militar, Warley Martins, Comandante do 18° Batalhão de Polícia Militar, Major J. Júnior, o Superintendente da SAE, Rodrigo Margon, Superintendente da SMTC, Cleiton César, Secretário de Transportes e Infraestrutura, Luiz Severo, e o Coordenador da Defesa Civil e Secretário de Obras, Leonardo Martins, além de todos os colaboradores do município, que segundo Silas Tristão, agiram rápido para amenizar a crise e evitar uma grande tragédia.

Silas Tristão também agradeceu os técnicos e agentes da Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), que estão na cidade fazendo vistorias e dando orientações, para que posteriormente possam dar as devidas recomendações aos proprietários de barragens das áreas particulares.

Silas Tristão, Secretário do Meio Ambiente de Catalão. Foto: Reprodução

 

TEMPORAL EM CATALÃO

 


Na madrugada da última quarta-feira (29), um temporal caiu sobre a cidade de Catalão, com registro de 146 milímetros em apenas 3 horas, o suficiente para romper três represas de propriedades particulares na região sudeste de Catalão, fazer com a represa do clube do transbordasse e ficasse em estado de alerta, inundar casas, danificar estruturas em vários pontos da cidade, inundar residências próximas ao três represas do Monsenhor Sousa.

Apesar do grande susto, felizmente não houve registro de vítimas durante e após o temporal.


LEIA TODAS AS MATÉRIAS PRODUZIDAS PELO BLOG DO BADIINHO NA COBRTURA DO TEMPORAL EM CATALÃO NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA (29/01): 

TEMPORAL CAUSA ESTRAGOS EM CATALÃO; VEJA ALGUNS VÍDEOS NO BLOG DO BADIINHO

ESTADO DE ALERTA: TRÊS REPRESAS SE ROMPERAM COM TEMPORAL QUE CAIU EM CATALÃO, E REPRESA DO CLUBE DO POVO É MONITORADA; BOMBEIROS INTERDITARAM AV. RAULINA.F.PASCHOAL

CASAS FORAM INVADIDAS PELA CHUVA; TEMPORAL FOI O MAIS SEVERO DOS ÚLTIMOS 50 ANOS

TEMPORAL: DRENAGEM ESTÁ SENDO REALIZADA NA REPRESA DO CLUBE DO POVO

TEMPORAL EM CATALÃO: GOVERNO DE GOIÁS SE PRONUNCIA POR MEIO DE NOTA

TEMPORAL EM CATALÃO: AVENIDA RAULINA (CÓRREGO PIRAPITINGA) ESTÁ LIBERADA; “NO MOMENTO, O RISCO É ZERO”, AFIRMA SECRETÁRIO DE OBRAS

 

 

Escrito por: Badiinho Filho