• 64 99927 3817
anuncie

24 de janeiro de 2020

MINAS GERAIS: EM BELO HORIZONTE, CHUVA BATE RECORDE HISTÓRICO EM 24 HORAS; MORTES FORAM CONFIRMADAS EM DESLIZAMENTO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BH

Chuva está catigando o Estado de Minas Gerais, imagém de Belo Horizonte, capital mineira. Foto: Fred Bottrel/ EM/ D.A Press

Nunca choveu tanto na capital mineira como nas últimas 24 horas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice pluviométrico registrado de 9h dessa quinta-feira (23) às 9h desta sexta (24) alcançou 171,8 mm.

O número supera os 164,2 mm registrados em 14 de fevereiro de 1978 – maior índice pluviométrico em 24 horas da história de Belo Horizonte até então. A série histórica teve início há 112 anos.

Segundo o meteorologista Cléber Souza, BH caminha para o alcance do recorde mensal da série. O acumulado de janeiro bateu 666,8 mm, quase o dobro do esperado para todo o mês, que era de 329,8 mm. “A maior média mensal de que temos notícia para janeiro é de 1985, que foi de 850,3mm. Se as precipitações continuarem no mesmo ritmo, essa marca será ultrapassada facilmente”, afirma o meteorologista.

Deslizamento de terra em município da região metropolitana da grande BH matou duas pessoas e outras cinco pessoas estão desaparecidas. Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press

DUAS PESSOAS MORREM EM DESLIZAMENTO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BH

 

Ver essa foto no Instagram

 

☔⛈️CHUVA CONTINUA A CASTIGAR ESTADO DE MINAS GERAIS; DUAS PESSOAS JÁ MORREM E OUTRAS CINCO ESTÃO DESAPARECIDAS DEPOIS DE DESLIZAMENTO . Veja o momento desesperador de moradores do município de Ibirité, município mineiro da região metropolitana de Belo Horizonte. O deslizamento provocou a morte de duas pessoas, sendo um adulto e uma criança, que foram retirados de escombros de uma casa atingida pelo deslizamentos. Além das mortes, outras cinco pessoas estão desaparecidas. . As chuvas castigam o Estado de Minas Gerais desde o início desta semana, principalmente a capital mineira e região metropolitana. Ontem, o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, demonstrou muita preocupação e até publicou vídeo em suas redes sociais ao lado de representantes da Defesa Civil, repassando várias orientações. Sites de notícias confirmam que a chuva das últimas 24 horas foi a pior da história de Minas Gerais. . Acesse Blog do Badiinho e leia mais sobre esse assunto! . #terra #chuva #temporal #deslizamento #minasgerais #vitimas #bombeiros #bh #desabamento #desaparecidos #ibirite

Uma publicação compartilhada por Blog do Badiinho (Oficial) (@blogdobadiinho) em


O município de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é um dos que tem a situação mais complicada em função das chuvas. Um deslizamento de terra atingiu uma casa na Rua Água de Minas, na Vila Ideal. Pelo menos duas pessoas morreram.

De acordo com a Polícia Civil de Belo Horizonte, um adulto e uma criança foram retirados dos escombros sem vida. Outras cinco pessoas estão desaparecidas.

Um vídeo mostra o desespero de moradores durante o deslizamento de terra. Equipes do Cobom e da Defesa Civil estão no local. Os problemas começaram ainda no início da manhã. A chuva na Grande BH é intermitente.

Segundo o Cobom, a Cemig também foi chamada para atuar no local pois há fiação exposta.

 

Escrito por: Redação/Estado de Minas