• 64 99927 3817
anuncie

13 de janeiro de 2020

CLUBE RECREIO COLONIAL ESTÁ COM CERTIFICADO DE CONFORMIDADE DOS BOMBEIROS VENCIDO DESDE DEZEMBRO; MENINA DE 5 ANOS TEVE TRAUMATISMO CRANIANO AO CAIR DE TOBOÁGUA COM CERCA DE 5 METROS DE ALTURA

Foto: Reprodução/Google

Na tarde desta segunda-feira (13), o Blog do Badiinho esteve na sede do 10º Batalhão de Bombeiro Militar para buscar mais informações a respeito do acidente ocorrido na tarde do último sábado (11), no Clube Recreio Colonial, onde uma menina de 5 anos de idade teve traumatismo craniano ao cair de um toboágua com cerca de 5 metros de altura.

De acordo com o Capitão Aurélio Martins, porta voz do Corpo de Bombeiros de Catalão, o clube está com o Certificado de Conformidade vencido desde o dia 27 de dezembro de 2019. A autoridade afirmou ainda, que a direção do estabelecimento foi notificada na mesma data do vencimento, o que ocorre de forma automática.

O Capitão Martins, explicou que o Clube está com pendências, porém, afirmou que é obrigação do estabelecimento manter todos os padrões de segurança determinadas em Lei, inclusive os Salva Vidas nas dependências das piscinas.

O porta voz do Corpo de Bombeiros, afirmou ao Blog, que para a emissão do certificado, falta o documento que comprova o treinamento específico dos Salva Vidas, confirmando ele, que o clube estava funcionando sem Salva Vidas no dia do acidente com a criança.

“A legislação prevê que em caso de descumprimento, sejam aplicadas multas e até mesmo a interdição do estabelecimento”, ponderou o Capitão Aurélio Martins, do 10º Batalhão de Bombeiro Militar de Catalão.

L. caiu de uma altura de 5 metros de altura e recebeu os primeiros atendimentos de uma equipe do Corpo de Bombeiros. Foto: Facebook/Reprodução

Em Goiás, desde 2014, uma Lei obriga a presença de guardas-vidas em piscinas coletivas, o que incluí clubes, escolas, associações, hotéis, parques públicos e privados. De lá para cá, os estabelecimentos que descumprirem a regra estabelecida pela Lei nº 18.397 podem ser multados em valores que variam entre R$ 1 mil a 10 mil reais.

 

ENTENDA O CASO

L. sofreu um grave traumatismo craniano, teve hemorragia e agora está em coma induzido. Foto: Reprodução/Arquivo da Família

Uma menina de 5 anos de idade teve traumatismo craniano após um acidente em um toboágua do Clube Recreio Colonial, localizado nas margens da BR 050, no Jardim Colonial, em Catalão. O acidente aconteceu por volta das 16h15 da tarde de ontem, sábado (11/01).

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Catalão, quando a equipe de militares chegaram ao local, a criança sentada, consciente, porém, bastante confusa.

A comunicação social do Corpo de Bombeiros informou que a criança apresentava ferimento na face, escoriações na testa, em ambos membros inferiores e superiores, além de inchaço em toda a circunferência do crânio.

Corpo de Bombeiros explicou que a criança estava na companhia da mãe, a qual relatou que sua filha havia caído do toboágua, com altura de estimada de 5 metros, caído direto no chão. Após a queda, a menina permaneceu por alguns instantes imóvel ao solo, e posteriormente se levantou e caminhou até onde estava a sua mãe.

Assim que os militares do Corpo de Bombeiros chegaram, foram realizados os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, com imobilização da criança, a qual foi encaminhada ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão.


VEJA AS INFORMAÇÕES OFCIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS DE CATALÃO NO DIA DO ACIDENTE

Histórico da Ocorrência: OCORRÊNCIA RAI n° 13429963/ 10º BBM /5°CRBM

-Natureza da Ocorrência: Queda Altura > 3 metros

-Comandante do Incidente: 3ºSGT Rosa RG 02.337

-Endereço: Clube Recreio Colonial


Horários:

Saída da OBM: 16:21 h

Chegada OBM: 17:48 h

-Viaturas empenhadas: UR-225

-Total de militares empenhados: 3 militares

– Recursos empenhados: UR-225 – 3 MILITARES

Histórico da Ocorrência: No local encontramos vítima feminino, menor, sentada, consciente e confusa. A mesma apresentava ferimento na face, escoriação na testa, escoriação em ambos membros inferiores e superiores e inchaço em toda circunferência esquerda do crânio. A mesma estava na companhia da mãe, que relatou que a mesma caiu do toboágua, de altura estimada em 5 metros, direto no chão. Ainda que após a queda a mesma permaneceu por alguns instantes imóvel ao solo e que posteriormente se levantou e caminhou até onde estava a mãe. Foram realizados todos procedimento de atendimento pré-hospitalar e a vítima imobilizada foi encaminhada ao PS da santa casa, onde ficou sob cuidados médicos.


ESTADO DE SAÚDE DA CRIANÇA 

L.T.A, a menina de 5 anos que caiu do toboágua no Clube Recreio Colonial, em Catalão, na tarde deste sábado (11), continua internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgências de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL). A garota, que sofreu um grave traumatismo craniano, está em coma induzido. Apesar de ter sofrido uma hemorragia, seu estado de saúde é considerado estável. A família tem esperança que o inchaço no cérebro de L. ceda nas próximas horas.

 

Escrito por: Badiinho Filho/Com informações do Corpo de Bombeiros